
A raça espanhola mostrou que também dá show no Brasil! Uma novilhada Rubia Gallega, novinha de tudo, foi pro gancho com peso de respeito e surpreendeu até os mais experientes: média de 17,5@ e 100% dos animais com zero dentes! Se quer ver como esse gadão se destacou no Mato Grosso, assista ao vídeo abaixo e confira todos os detalhes dessa história que veio da prateleira de cima da pecuária.
O gado mereceu destaque no Giro pelo Brasil desta terça-feira, 13 de maio. O tradicional quadro do Giro do Boi trouxe mais uma vez um exemplo de como a genética certa, associada a um bom manejo, pode garantir carne de qualidade e peso elevado, mesmo com animais bem jovens.
Fazenda Caregi investe em qualidade com raça espanhola
Quem está por trás dessa produção é o pecuarista Nadir Sucolotti, titular da Fazenda Caregi, localizada no município de Ipiranga do Norte (MT).
Ele apostou forte na raça Rubia Gallega, uma raça originária da Espanha, conhecida por sua precocidade, rusticidade e alto rendimento de carcaça.
O responsável por apresentar esse lote diferenciado foi Paulo Barros Júnior, originador da unidade da Friboi de Diamantino (MT). Ele destacou que os 125 animais abatidos eram todos zero dentes e passaram por 120 dias de confinamento, um protocolo nutricional de excelência.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Peso e protocolo de carne premium: combinação que valoriza a arroba
O resultado do abate impressionou: peso médio por carcaça de 263 kg (17,5 arrobas). Além disso, todas as novilhas foram classificadas no Protocolo 1953, um dos mais exigentes do País.
O que é o Protocolo 1953?
O Protocolo 1953 garante um dos maiores bônus aos pecuaristas do País. Lançado em 2018, ele valoriza animais com no mínimo 50% de sangue taurino, como Angus, Hereford, Charolês e, claro, a Rubia Gallega.
O programa exige animais castrados (no caso de machos), com até dois dentes, e fêmeas com até quatro dentes, além de acabamento adequado de gordura. É uma forma de garantir carne macia, suculenta e saborosa, premiando quem entrega qualidade.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.