MERCADO EXTERNO

Pecuarista precisa respeitar período de carência de endectocidas no rebanho

Frigoríficos podem perder habilitação se não seguirem regras de carência dos vermífugos. Assista ao vídeo

Pecuarista precisa respeitar período de carência de endectocidas no rebanho
Pecuarista precisa respeitar período de carência de endectocidas no rebanho

A presença de resíduos de medicamentos veterinários acima do permitido na carne brasileira exportada tem preocupado as autoridades sanitárias e pode comprometer o mercado internacional. Assista ao vídeo e confira.

Uma missão chinesa, que está auditando frigoríficos habilitados a exportar carne bovina para a China, detectou níveis elevados de ivermectina e fluazuron, princípios ativos utilizados no combate a parasitos internos e carrapatos.

Respeito à carência dos medicamentos é essencial

prazo de carência de produtos veterinários

Diante desse cenário, fica o alerta para todos os pecuaristas brasileiros: é fundamental cumprir rigorosamente o período de carência dos medicamentos veterinários antes de enviar os animais para o abate.

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) reforça a necessidade de seguir as orientações da bula dos produtos veterinários, respeitando os prazos exigidos para evitar contaminação da carne.

O mesmo cuidado deve ser tomado na produção de leite, garantindo que não haja resíduos nos produtos destinados ao consumo humano.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Consequências podem ser severas

A China é um dos maiores importadores de carne bovina do Brasil e tem regras sanitárias rígidas. A detecção de resíduos acima do limite permitido pode resultar em restrições às exportações brasileiras, impactando diretamente os pecuaristas e a indústria frigorífica.

Para manter a qualidade da carne e evitar sanções comerciais, os produtores devem monitorar a administração de vermífugos e acaricidas no rebanho, garantindo que os prazos de eliminação dos resíduos sejam cumpridos antes do envio dos animais para os frigoríficos.

A rastreabilidade e o controle rigoroso na cadeia produtiva da carne são essenciais para preservar a competitividade do Brasil no mercado global e evitar perdas econômicas.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.