
E aí, turma parceira do campo! Que dia bom para a gente falar de um resultado que é de arrepiar, viu? Hoje a gente vai lá para São Paulo pra ver uma boiada que parece até touro, mas é bezerrão mesmo! Uns garrotes que, de tão bons, impressionaram com quase 20 arrobas e provaram que com o manejo certo, a idade é só um detalhe! Se eu fosse ocê, não perdia um segundo, não! Já clica aí pra assistir ao vídeo abaixo e conferir essa história que é pura inspiração para a sua fazenda!
Essa prova de excelência na pecuária foi o grande assunto do nosso quadro Giro pelo Brasil desta terça-feira, 19 de agosto.
O tradicional quadro do programa Giro do Boi, do Canal Rural, mostra como o Brasil está produzindo carne de alta qualidade, segura e com rastreabilidade para os consumidores. E a história de hoje é um desses bons exemplos da pecuária de corte da “prateleira de cima”!
O sucesso que vem da Fazenda Horizonte
E de onde veio esse gadão que tá dando o que falar? Essa produção de primeira é do pecuarista Rui Claret de Carvalho Gonçalves, o craque da Fazenda Horizonte, que fica lá no município de Lutécia (SP).
O Rui e sua equipe estão de parabéns por um trabalho que reflete o cuidado, o investimento e a visão de quem busca a excelência na criação de bovinos.
Quem fez questão de apresentar esses resultados de tirar o chapéu foi o Vanderlei de Oliveira, administrador de empresas e gerente da unidade da Friboi de Andradina (SP).
O Vanderlei destacou a qualidade do lote e como o manejo bem-feito no confinamento, com um tempo de cocho certeiro, foi fundamental para alcançar esses patamares de peso e qualidade que impressionam.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Os números que comprovam a qualidade
Agora, se preparem para os números que confirmam a excelência desse lote! O produtor levou para o abate um lote de bezerrões que mais pareciam touros de tão pesados.
A maioria expressiva (95%) era de animais de zero dentes, ou seja, gado de sobreano, com os 5% restantes sendo de bois de dois dentes. Os animais foram tratados em regime de confinamento, com um trato alimentar de 100 dias no cocho.
O peso médio por carcaça após o abate foi de impressionantes 292 quilos, o que dá 19,5 arrobas por animal! Esse peso, vindo de animais tão jovens, é a prova de um trabalho caprichado e de um gado com potencial de primeira!
Circuito Nelore de Qualidade
Para finalizar, o Vanderlei lembrou ainda a data do Circuito Nelore de Qualidade na unidade da Friboi de Andradina (SP): 04 de novembro! Uma ótima oportunidade para ver mais exemplos de gado de qualidade!
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade.
A iniciativa avalia os resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção. Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi e entre outros apoiadores. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
- Certificações e Qualidade
- Pecuária
- 20 arrobas
- bezerrão
- boi de sobreano
- Circuito Nelore de Qualidade
- CONFINAMENTO
- Fazenda Horizonte
- Friboi Andradina
- GARROTE
- giro do boi
- giro pelo brasil
- Lutécia
- Nelore
- pecuária de corte
- peso por carcaça
- qualidade de carne
- Rui Claret de Carvalho Gonçalves
- São Paulo
- Vanderlei de Oliveira
- zero dentes