DEFESA SANITÁRIA

Idaron intensifica fiscalização contra sementes de pastagens piratas e falsificadas

A agência de defesa sanitária agrosilvopastoril de Rondônia aperta o cerco para garantir a qualidade das sementes

Idaron intensifica fiscalização contra sementes de pastagens piratas e falsificadas
Idaron intensifica fiscalização contra sementes de pastagens piratas e falsificadas

Nos últimos quatro anos, a Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril de Rondônia (Idaron), através do fortalecimento do seu programa de fiscalização de sementes, tem promovido melhorias significativas na qualidade das sementes de pastagem disponíveis nas lojas agropecuárias do Estado.

As ações de fiscalização rigorosa têm como objetivo combater o comércio de sementes piratas e falsificadas, que podem prejudicar a produtividade das fazendas.

Resultados da fiscalização

Sementes de pastagens com muitas impurezas. Foto: Divulgação
Sementes de pastagens com muitas impurezas. Foto: Divulgação

De acordo com os dados obtidos, o índice de reprovação das sementes coletadas pela Idaron e analisadas em laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária caiu consideravelmente.

O índice foi reduzido de 86% em 2022 para 80% no ano seguinte, chegando a impressionantes 60% no último teste de qualidade realizado em 2024. Essa redução é um reflexo da dedicação da Idaron em garantir que os pecuaristas de Rondônia tenham acesso a sementes de qualidade.

O principal enfoque da fiscalização são as sementes de espécies forrageiras tropicais, como braquiarão, humidicula, decumbens, panicum e mombaça, que frequentemente apresentam lotes de baixa qualidade no mercado.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

A Idaron se empenha em eliminar a presença dessas sementes problemáticas, que podem causar danos sérios ao cultivo e, consequentemente, à economia rural local.

Impactos da qualidade das sementes

A presença de um lote de sementes de má qualidade pode gerar sérios problemas para os fazendeiros. Entre os danos mais evidentes está a introdução de plantas invasoras, que são difíceis de controlar e podem comprometer terras produtivas.

O resultado é um aumento substancial nos gastos dos pecuaristas, especialmente com o uso de herbicidas para tentar controlar essas ervas indesejadas.

A determinação da Idaron em melhorar a qualidade das sementes disponíveis no mercado é uma importante ação que beneficia não apenas os pecuaristas, mas também a sustentabilidade e a saúde do solo na região de Rondônia. Um bem gerido, com sementes de qualidade, reflete diretamente na produtividade e lucratividade das propriedades rurais.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.