Bom dia a todos os aficionados por uma pecuária eficiente e admiradores de gado de qualidade! Tenho uma história pra contar que vai fazer quem ama o campo abrir um sorriso. No Giro do Boi desta quinta-feira, 22 de fevereiro, o Giro pelo Brasil levantou a tampa de uma estratégia de engorda que está dando o que falar no interior do Tocantins. Prepare-se para conhecer uma boiada que, alimentada exclusivamente a pasto, alcança marcas que impressionam. Dê uma olhada no vídeo para se maravilhar com esses resultados!
Idamar Toledo, gerente da unidade da Friboi de Araguaína, trouxe até nós o relato do pecuarista Leonardo Olimpio Pereira, da Fazenda Jaracatiá, em Araguanã.
Neste terreno fértil de iniciativas pioneiras, um lote de 126 cabeças de bois jovens, todos com zero a quatro dentes, mostrou ao mercado o poder da engorda a pasto.
Engorda espantosa da boiada a pasto
Essa boiada surpreendeu pela média de peso alcançada: 330 kg por carcaça, o que dá cerca de 22 arrobas.
É uma estatística que vem derrubar preconceitos sobre a engorda exclusiva a pasto, provando que, com as técnicas corretas e um manejo qualificado, o pasto pode sim produzir animais que chegam ao abate com pesos que competem lado a lado com os obtidos em sistemas de confinamento.
Histórias de sucesso como a da Fazenda Jaracatiá inspiram e iluminam o caminho para outros pecuaristas que buscam alternativas viáveis e sustentáveis para engordar seus animais.
Se liga na dica: tratamento e manejo adequados no pasto podem ser a chave para um rebanho com saúde, bem-estar e um peso final que satisfaz tanto o produtor quanto o consumidor.