Olá, amigos do agronegócio focados em resultados que fazem a diferença! A novidade vem do coração de Minas Gerais, uma região conhecida pela excelência agropecuária e que agora brilha com uma história de um confinamento que não brinca em serviço. No Giro do Boi de segunda-feira, 19 de fevereiro, o quadro Giro pelo Brasil levou-nos até a Fazenda São Joaquim, onde o manejo de confinamento levou os bois a um peso admirável. Confiram o vídeo e vejam como esse confinamento de ouro está operando maravilhas.
Luiz Ricardo Mazeto, médico veterinário e originador da unidade da Friboi em Ituiutaba, trouxe os holofotes para o trabalho do pecuarista Carlos Alberto Mafra Terra.
No comando da Fazenda São Joaquim, localizada em Santa Vitória, o Sr. Carlos Alberto está mostrando como o cuidado com a engorda pode empurrar os resultados para além das expectativas.
Performance do gado confinado
Vamos falar sobre a performance desses 300 bois confinados que, uma vez na balança, marcaram um peso médio por carcaça de 336 kg, o equivalente a 22,4 arrobas.
Isso, meus caros, é muito mais do que números numa planilha; é a prova viva de um investimento em técnicas de confinamento que otimizam a conversão alimentar e promovem o máximo potencial genético do gado.
Histórias como a da Fazenda São Joaquim são a inspiração de que precisamos para seguir buscando a melhoria contínua, sempre focados em práticas que levam ao tipo de gado gordo que não só preenche o padrão de peso, mas que também tem tudo para oferecer uma carne superior ao mercado.
Então, que tal pegar um pouco dessa determinação e aplicar às suas estratégias de manejo? Com tecnologia, bom manejo nutricional e muita dedicação, quem sabe sua próxima safra também não será assunto no Giro do Boi?