SEMICONFINAMENTO

Com “raspa de mandioca”, pecuarista baiano faz garrotada ultrapassar 18@ na TIP

A produção veio dos pecuaristas Célia Maria Lobo Borges e seu filho Maurício Borges, da Fazenda São Jorge, no município de Firmino Alves (BA)

Com “raspa de mandioca”, pecuarista baiano faz garrotada ultrapassar 18@ na TIP
Com “raspa de mandioca”, pecuarista baiano faz garrotada ultrapassar 18@ na TIP

Bom dia, pessoal do agro que sempre busca maneiras inovadoras de melhorar a produção no campo! Hoje, trago para vocês uma história inspiradora direto da Bahia, onde a combinação de tradição e inovação resultou em uma garrotada que ultrapassou 18 arrobas na Terminação Intensiva a Pasto (TIP). No Giro do Boi de sexta-feira, 14 de junho, o “Giro pelo Brasil” destacou uma estratégia que merece toda a nossa atenção. Confira o vídeo para ver como a pecuarista Célia Maria Lobo Borges e seu filho Maurício Borges estão fazendo bonito.

Lucas Nascimento de Oliveira, zootecnista e originador na unidade da Friboi em Itapetinga, BA, compartilhou conosco o sucesso da Lobo Nutrição Animal e da Fazenda São Jorge, localizada no município de Firmino Alves.

Célia e Maurício optaram por uma abordagem inovadora e sustentável que trouxe resultados incríveis. O abate de 42 bois com uma média de peso de 18,5 arrobas (277,5 kg) foi a prova do bom trabalho realizado. E todos os animais no lote, entre zero e dois dentes, mostraram um desempenho excepcional na TIP.

Raspa de mandioca fez a diferença na garrotada!

O segredo desse sucesso? A “raspa de mandioca.” Lucas explicou que Célia e Maurício usaram a raspa de mandioca como uma substituição energética na ração, uma solução estratégica que barateou os custos ao mesmo tempo que manteve o alto desempenho do gado em termos de peso e acabamento de carcaça.

Essa abordagem demonstra um uso inteligente dos recursos locais e uma visão sustentável para a alimentação animal, mostrando que é possível inovar sem comprometer a qualidade e a produtividade.

A Fazenda São Jorge tornou-se assim um exemplo de como o manejo bem planejado, alinhado à inovação, pode trazer grandes resultados.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Que essa história da Célia Maria Lobo Borges e de seu filho Maurício Borges sirva de inspiração para todos nós. Com dedicação, conhecimento e criatividade, é possível transformar qualquer desafio em uma oportunidade de crescimento e sucesso.

Então, vamos seguir o exemplo da Fazenda São Jorge. Vamos buscar constantemente novas maneiras de inovar e tornar nossa produção cada vez mais eficiente e sustentável. A pecuária brasileira só tem a ganhar com ações como essa, que mostram o potencial de nossa terra e de nossa gente.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.