No coração do Pantanal, uma boiada castrada e precoce está transformando capim em carne de qualidade excepcional, mostrando que o acabamento a pasto tem seu espaço de destaque. Não perca a oportunidade de conhecer essa história impressionante, dê uma olhada no vídeo abaixo!
Neste segmento do Giro pelo Brasil, em nosso programa Giro do Boi desta quarta-feira, 8 de maio, trazemos relatos diretamente de Anastácio, MS, onde práticas exemplares de pecuária são não apenas adotadas, mas também aperfeiçoadas.
A Fazenda Santa Maria, administrada por João Guilherme Monteiro e situada em Aquidauana, MS, é o cenário onde esta notável boiada foi criada.
Especializada em bovinos castrados e precoces, a fazenda demonstra que é possível alcançar um excepcional acabamento de carcaça utilizando apenas recursos naturais como o capim.
Fabio Ximenes, originador da unidade da Friboi em Anastácio (MS), é quem nos traz esses fascinantes detalhes. Com um olho clínico para qualidade e sustentabilidade, Fabio destaca a importância de práticas de manejo que respeitam o bem-estar animal e contribuem para a sustentabilidade ambiental.
Detalhes da boiada capona de primeira do Pantanal
A boiada abatida, além de ser capona e precoce, foi inteiramente mantida em regime de pasto, o que é um testamento à rica biodiversidade do Pantanal e à habilidade do pecuarista em harmonizar práticas tradicionais com resultados de alta qualidade.
Este caso não apenas ilustra a excelência no manejo de gado castrado e precoce, mas também reforça o valor de métodos de criação que aproveitam o potencial natural da região, entregando carne com qualidade superior que é tão boa quanto, ou até melhor que aquela produzida sob regimes mais intensivos.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.