DIA NACIONAL DOS ANIMAIS

Bem-estar animal: entenda os impactos que as boas práticas trazem para as fazendas

Confira os detalhes na entrevista com os executivos Carlos Oliveira, especialista corporativo da Garantia da Qualidade JBS e Emilia Raucci, médica-veterinária diretora de Qualidade da JBS

Bem-estar animal: entenda os impactos que as boas práticas trazem para as fazendas
Bem-estar animal: entenda os impactos que as boas práticas trazem para as fazendas

Na atualidade, o setor agropecuário enfrenta uma revolução silenciosa, mas significativa, com o bem-estar animal tornando-se um pilar crucial para o sucesso das fazendas. Especialistas, como os executivos da JBS-Friboi, Carlos Oliveira e Emilia Raucci, abordaram em entrevista a importância dessa questão e como ela está redefinindo a pecuária nacional. Assista ao vídeo abaixo e confira.

A consciência sobre o bem-estar animal ganhou força nos últimos anos, principalmente impulsionada pelo interesse crescente dos consumidores na origem e na qualidade dos produtos que adquirem.

O engajamento dos consumidores, aliado às possibilidades trazidas pelas redes sociais e outras plataformas digitais, têm colocado em evidência a necessidade de práticas sustentáveis e éticas na criação de animais.

A indústria tem resposta às exigências modernas

O setor da pecuária, particularmente a indústria frigorífica, reconheceu essa tendência e passou a implementar ações voltadas para o aprimoramento do bem-estar dos animais, desde a fazenda até o abate.

Emilia Raucci, diretora de Qualidade da JBS, cita a legislação brasileira, que desde 1988 já trazia atenção a este tema, mas enfatiza que foram os resultados concretos observados na produção que verdadeiramente impulsionaram o investimento e a capacitação continuada das equipes de trabalho.

Benefícios tangíveis das boas práticas nas fazendas

Carlos Oliveira, especialista corporativo da Garantia da Qualidade JBS, destacou os benefícios tangíveis advindos do bem-estar animal.

Desde melhorias genéticas até práticas de manejo não aversivas, a abordagem respeitosa e humanitária resulta em animais mais saudáveis, com maior ganho de peso e menos contusões nas carcaças, traduzindo em economia e qualidade superiores para os produtores.

Este é um aspecto que hoje os pecuaristas discutem e buscam aprimorar, visando não apenas o cumprimento de exigências legais ou de mercado, mas a eficiência produtiva e a qualidade final do produto.

Ações concretas para promover o bem-estar

Bem-estar animal: cartilha sobre boas práticas é atualizada. Faça o download
Bem-estar animal: cartilha sobre boas práticas é atualizada. Faça o download

A JBS apresenta um exemplo prático dessa tendência ao disponibilizar um ebook sobre bem-estar animal como presente aos produtores rurais.

Esta iniciativa enfatiza a importância de disseminar conhecimento e boas práticas no setor, destacando o papel do bem-estar animal em aumentar a qualidade das carcaças e, consequentemente, dos produtos finais. Para baixar a publicação, clique neste link.