O Giro do Boi desta sexta, 16, apresentou uma instituição que é uma das maiores referências em preços e indicadores de commodities agrícolas para o Brasil, incluindo as da pecuária de corte. Trata-se do Cepea, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, vinculado à Esalq-USP, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo.
O começo dos trabalhos do centro remonta ao início da década de 80, conforme disse em entrevista à equipe de reportagem da Giro do Boi o professor da Esalq e pesquisador do Cepea, Sérgio De Zen. “O Cepea é como se fosse um laboratório do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq. Ele nasce na década de 80 prestando serviços às agências internacionais e nacionais e, nos anos 90, ele passa por uma parceria com a Bolsa a ter o desafio de desenvolver o mercado agrícola, o mercado futuro, que a bolsa tinha acabado de incorporar, e com isso a gente atua no sentido de construir indicadores de preço que possam ser usados para liquidação do mercado futuro”, resumiu.
De Zen falou ainda a respeito dos desafios de criar um indicador para a pecuária, tendo em vista o mercado pulverizado em diversos sentidos, seja geográfico ou em sistemas de produção distintos, mas ponderou que o apoio integral da BM&F à época foi essencial para o sucesso da missão do Cepea.
Durante a entrevista, o pesquisador simplificou em três pontos o que o produtor pode fazer para se antecipar ao mercado e não ficar sujeito às suas dinâmicas de preços e custos.
– Autoconhecimento da fazenda;
– Criar um plano de ação;
– Treinar os colaboradores.
Veja a entrevista na íntegra no vídeo: