
A previsão do tempo desta segunda-feira (10) a força da instabilidade no Sul e a confirmação das chuvas que garantem o alívio no Centro-Oeste e Sudeste. No entanto, o Sul do país deve ficar em alerta para uma seca que se aproxima.
Em Uruguaiana, na região do Rio Grande do Sul, a temperatura volta a se elevar rapidamente no início desta semana, com máximas no patamar dos 28°C, e subindo para 33 a 34°C no começo de dezembro.
A grande preocupação é a chuva: a princípio, a chuva na região só deve ocorrer lá para a semana do dia 20, e não é volumosa. A tendência é que tanto novembro quanto dezembro a precipitação fique abaixo da média na Campanha Gaúcha, criando um cenário crítico.
Confira a previsão completa com o meteorologista Arthur Müller:
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Temporais em Alta Floresta e chuva no Brasil Central
Enquanto o Sul entra em alerta de seca, o Centro-Oeste e o Sudeste se beneficiam da umidade. Uma semana deve começar com temporais em Alta Floresta (MT). A segunda, terça e quarta-feira terão chuva, mantendo as máximas em torno dos 30°C.
Nos próximos cinco dias, o volume de chuva é bom em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e sul da Bahia, com 30 a 40 milímetros acumulados. Essa chuva é fundamental para a recuperação das pastagens que sofreram com a estiagem.
Chuva se mantém em áreas estratégicas
A boa notícia para o Brasil Central é a consolidação da chuva na próxima semana. De 13 a 17 de novembro, a situação ainda será positiva. Regiões importantes como o norte do Paraná, São Paulo, Triângulo Mineiro e, principalmente, áreas da tríplice divisa da região Centro-Oeste terão mais uma semana com pelo menos 40 a 50 milímetros de chuva acumulada.
O pecuarista dessas regiões deve aproveitar a umidade para intensificar o manejo. Já o produtor da Campanha Gaúcha deve se planejar com antecedência, buscando estratégias de suplementação e forrageiras que suportem o período de seca.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.