A capineira é uma solução ideal para turbinar a engorda de bovinos na fazenda. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes de como aproveitá-la da melhor maneira.
O Giro do Boi desta sexta-feira, 9, exibiu um novo capítulo do quadro Pasto Tecnológico, o “Pastotec”, com o engenheiro agrônomo, escritor e consultor, Wagner Pires.
O especialista explicou qual é a importância de uma capineira numa fazenda de gado.
A capineira nada mais é do que uma área de produção de capim para a produção de silagem.
“Muitos produtores gostam de cortar e servir para o gado direto no cocho, no entanto, eu recomendo a produção de silagem”, diz Wagner Pires.
As cultivares de sucesso de uma capineira
O sucesso do cultivo dependerá, além de uma boa fertilização e até irrigação, cultivares de muita produtividade.
Entre as espécies que o pecuarista pode contar para a capineira estão o capim Elefante, capim Napier Roxo ou Branco e o Capiaçu.
“O Capiaçu foi desenvolvido pela Embrapa. Pensa num capim valente e de alta produção. No entanto, ele é exigente em fertilidade”, diz Pires.
Por isso, é importante o pecuarista planejar bem para que as plantas expressem todo o seu potencial e garanta uma silagem de muita qualidade.
Forma de cultivo da capineira
Os capins da capineira são plantados por mudas. O sistema de plantio é semelhante ao da cana, com a distribuição dos toletes de capim.
No caso do Capiaçu, depois do plantio, é preciso fazer a adubação pois a planta é exigente em fertilidade.
É recomendado ainda até uma irrigação da capineira de Capiaçu. O rendimento da forragem chega em torno de 280 a 300 toneladas de capim por hectare por ano. Essa quantidade pode render até quatro silagens durante o ano.
Corte correto da capineira
O corte da capineira de Capiaçu deve ser o mais rente do solo possível.
“É muito importante isso porque se você cortar alto, você acaba desperdiçando e diminuindo a rebrota”, diz Pires.
Outra dica é procurar medir a rodagem do trator para ele não passar por cima do Capiaçu. Isso acaba esmagando e até matando a planta.
Dicas para silagem do capim
A silagem de capim é muito diferente da silagem de milho e de sorgo, pois ela tem muita água.
Então é normal quando sai muita água do monte onde está sendo feita a compactação da silagem.
“Isso é normal e aí o monte abaixa bastante, mas dá uma silagem de excelente qualidade”, diz Pires.
Especial PastoTec
Clique aqui e reveja todos os assuntos que já saíram no especial Pastotec no Giro do Boi, como temas sobre cerca elétrica, uso de herbicidas, espécies híbridas, curral, biossoluções e organomineral.