Campanhas conscientizam pecuaristas a respeito de boas práticas de manejo

Iniciativas são voltadas para vacinação adequada contra aftosa, bem-estar animal e respeito ao prazo de carência de avermectinas para evitar resíduos na carne; confira vídeos e materiais para download

Nesta segunda, 29, o Giro do Boi apresentou três campanhas que estão sendo lançadas pela indústria para engajar o pecuarista brasileiro com boas práticas de manejo na vacinação contra a aftosa, bem-estar animal e também no respeito ao prazo de carência de avermectinas, de modo a evitar resíduos na carne e problemas com a venda dos produtos. Quem falou sobre o assunto foi o gerente de marketing da Friboi, Eduardo Watanabe.

Entre as iniciativas está a quarta edição da campanha Vacina, peão!, que lembra quatro pontos importantes para a correta imunização do rebanho, conforme reforçou Watanabe. “São quatro pontos muito simples. O primeiro deles é: na tábua do pescoço, que é o local onde deve ser aplicada a vacina, preferir sempre a via subcutânea para que não dê inflamação no músculo. […] Sempre usar uma agulha nova, reta e muito limpa e, por fim, (vacinar) sem pressa”, frisou.

Pelo site da campanha, www.vacinapeao.com.br, o produtor pode ver e fazer download de conteúdos como vídeos, pôster e cartaz.

Também foi lançada a segunda etapa da campanha Bem-estar animal: eu respeito e pratico. “O objetivo central é reforçar práticas de manejo de bem-estar animal de todos os pecuaristas”, disse o gerente de marketing da Friboi, companhia responsável pelo projeto. Pecuaristas interessados em materiais de incentivo ao bem-estar já tem material de apoio disponível nas unidades da empresa por todo o país, conforme reforçou Watanabe. “Esses kits já estão disponíveis em todas as unidades da Friboi, basta o pecuarista conversar com o time de originação”, confirmou.

+ Baixe aqui o manual de boas práticas de manejo da campanha “Bem-estar animal: eu respeito e pratico”

+ Assista ao vídeo da campanha “Bem-estar animal: eu respeito e pratico

Outra campanha lançada pela companhia para conscientizar os pecuaristas é a Zero Resíduo, que alerta para a atenção que o produtor deve ter com o prazo de carência de avermectinas aplicadas no rebanho. “Esse projeto nasce em parceria da Friboi com a Allflex […] e é uma forma muito simples de ajudar o parceiro a respeitar este período de carência, tão importante para a indústria e para o consumidor final. Afinal de contas, a gente produz alimento, então a gente tem que respeitar muito esta parte: aplicou o medicamento, respeite o período de carência antes de comercializar este animal”, explicou.

Ao longo da campanha, serão feitas reuniões com pecuaristas fornecedores de cada unidade Friboi. Na ação, produtores receberão brincos de identificação que serão usados para que se anote o dia e o mês do fim do prazo de carência para que seja mais fácil identificar os animais prontos para a comercialização. Junto com os brincos também fazem parte do kit de materiais uma caneta marcadora, aplicador de brincos e adesivos para facilitar a visualização do prazo de carência nas caixas dos medicamentos.

Veja a entrevista completa com Eduardo Watanabe e os materiais da campanha pelo vídeo abaixo: