Na próxima segunda-feira, dia 04 de outubro, junto à celebração do Dia Mundial dos Animais, a JBS inicia a sua Semana da Qualidade 2021. A iniciativa foi lançada em 2012 e desde 2017 incorporou também o bem-estar animal às ações voltadas à disseminação de conhecimento e capacitação de colaboradores, fornecedores e demais parceiros. Em entrevista ao Giro do Boi desta sexta, dia 1º, a diretora de garantia da qualidade da companhia Maria Emília Raucci tratou das principais atividades programadas para 2021.
“O mercado exige, o mundo exige, o planeta exige (bem-estar animal). Então eu acho que a gente está no caminho certo de cuidar desse tema com uma atenção maior e poder colher já a partir de agora os frutos positivos do cuidado com o nosso planeta, com o bem-estar animal, com o bem-estar único, que a gente tem falado muito”, ressaltou a diretora.
+ Assista o 18º Webinar Giro do Boi – Bem-estar animal e humano, únicos!
Emília ressaltou o objetivo das ações desenvolvidas em meio à Semana da Qualidade. “Atingir o maior número de pessoas com o conhecimento das boas práticas, do que é a tendência de futuro para este tema, como é que a gente trabalha isso no nosso dia a dia, como a gente pode trabalhar isso em casa, nas propriedades”, resumiu.
Como consequência do foco em bem-estar, os benefícios ultrapassam as fronteiras das fazendas e chegam ao produto final, resultando em carne com pH adequado, o que reforça a qualidade em relação a sabor, suculência e maciez, além de promover a durabilidade da carne bovina nas gôndolas dos mercados, conhecida como shelf life.
Embora a Semana da Qualidade concentre algumas das iniciativas, as práticas de bem-estar animal estão disseminadas em todas as divisões da indústria. Em 2021, por exemplo, o programa de capacitação em gestão e comparação de resultados Fazenda Nota 10 passou a ter um módulo específico para o tema, uma vez que ele está ligado também ao resultado das propriedades. “Nesta nova fase (do Fazenda Nota 10), o bem-estar faz parte do protocolo. As fazendas que fazem parte do programa têm todo um apoio com material didático e consultoria das empresas parceiras, que vão orientar e fazer com que os nossos fornecedores parceiros melhorem as suas práticas e tenham resultados com isso”, comentou.
Além de entender em que patamar está o manejo racional dentro da porteira, os pecuaristas podem comparar com o trabalho desenvolvido por outras propriedades. “Eles têm um relatório, um reporte das várias sessões que são avaliadas sob a ótica de bem-estar animal com a posição dele, qual é o índice que ele atingiu dentro dos itens que são avaliados, como que ele está frente ao grupo das fazendas e o mínimo que ele deveria atingir, então ajuda os nossos parceiros a galgar a evolução, dá o direcionamento”, acrescentou Raucci.
Para fortalecer tais práticas, o Friboi passou a apoiar o recém-lançado prêmio Pecuária Responsável, iniciativa da Phibro que vai reconhecer a melhor iniciativa de bem-estar animal com o valor de R$ 15.000,00. Na parceria, o indústria se comprometeu a dobrar o valor caso a ideia vencedora seja de uma das propriedades participantes do programa Fazenda Nota 10, chegando ao montante de R$ 30.000,00.
+ Saiba como se inscrever no prêmio Pecuária Responsável
A saúde animal, um dos pilares do bem-estar, também está sendo contemplada pela companhia. A Semana da Qualidade 2021 conta com o lançamento de uma cartilha sobre o tema, publicada em parceria com a MSD Saúde Animal.
“É uma cartilha com a qual a gente traz o conhecimento, o bom manejo, quais são as formas de prevenir, como a gente trata, tudo isso focado na saúde animal. É muito importante esse tema por tudo que a gente já falou: redução de taxa de mortalidade, melhoria de conversão de ganho de peso, então a gente está em parceria lançando esse manual. É mais conhecimento que a gente está levando de maneira clara, objetiva e de consulta fácil”, justificou.
+ Faça aqui o download da cartilha “Saúde e bem-estar animal”
Pelo vídeo a seguir é possível assistir a entrevista completa com a médica veterinária Maria Emília Raucci, diretora da garantia da qualidade do Friboi: