teste

CLIMA | BOLETIM PECUÁRIA

Calor de 40°C, mas a chuva da primavera já vem aí. Saiba onde

O calor de 40°C no Brasil Central segue forte, mas a boa notícia é que a chuva da primavera já vem aí. Entenda a previsão de temporais e o fim do período de seca e altas temperaturas

Calor de 40°C, mas a chuva da primavera já vem aí. Saiba onde
Calor de 40°C, mas a chuva da primavera já vem aí. Saiba onde

Pecuaristas, o panorama climático no Brasil Central continua com extremos. A previsão aponta para a persistência do calor de 40°C em várias regiões, mas o alívio está a caminho. A chuva da primavera já tem data para chegar, trazendo a tão esperada umidade para os pastos que têm sofrido com a seca. Assista ao vídeo.

Nesta terça-feira, 16 de setembro, o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, apresentou o prognóstico no “Boletim de Pecuária – Giro do Tempo” do Giro do Boi. Ele detalhou o cenário de calor extremo, temporais e a chegada gradual das chuvas.

Calorão e temporais em São Paulo e no Brasil Central

Para Andradina, no interior de São Paulo, a previsão é de máximas de 39ºC a 40ºC até o início da primavera, por volta de 21 ou 22 de setembro. Essa condição de calor extremo é um alerta para o estresse térmico no gado confinado.

No entanto, a primavera trará a mudança. A partir de 21 a 23 de setembro, uma boa chuva, com pelo menos 30 a 40 mm acumulados, deve chegar à região. Com o início de outubro, a chuva ganhará ritmo, o que é um alívio para os pecuaristas e para o risco de focos de incêndio.

Atenção redobrada para os temporais que são esperados em:

  • Rondônia
  • Oeste de Mato Grosso
  • Oeste de Mato Grosso do Sul
  • Interior do Paraná
  • São Paulo

Esses temporais, causados por um sistema de baixa pressão, podem trazer rajadas de vento intensas e queda de granizo.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

O alívio da chuva da primavera

A chuva que chega no final de setembro não será volumosa o suficiente para reverter o déficit hídrico, mas, de qualquer maneira, toda a chuva que vem neste momento é muito bem-vinda, principalmente para elevar a umidade relativa do ar.

Aos poucos, a umidade vai retornando, aliviando o calorão e o tempo seco que têm predominado no Brasil Central, Pará e Tocantins. A notícia é boa para os pecuaristas, pois, com a chegada da primavera, o clima ajudará na recuperação das pastagens e na preparação para a safra 2025/2026.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.