Pecuaristas, o mês de setembro começa com um cenário de alerta para a pecuária do Brasil Central. A previsão de temperaturas elevadas, com máximas que podem chegar a 40°C, representa um risco de estresse térmico para o gado confinado. Assista ao vídeo e confira a previsão do tempo completa.
Nesta terça-feira, 2 de setembro, o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, apresentou o prognóstico no “Boletim de Pecuária – Giro do Tempo” do Giro do Boi. Ele detalhou o avanço da chuva no Sul e Norte e a persistência da seca em outras regiões.
Calor extremo no Brasil Central e no Matopiba
A tendência para o mês de setembro é de temperaturas acima da média em várias regiões do país, especialmente em:
- Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Félix do Xingu e interior do Matopiba.
Nessas áreas, as máximas podem atingir a casa dos 40°C, o que exige atenção redobrada do pecuarista. O calor extremo representa um risco de estresse térmico para o gado confinado, que pode ter seu consumo de alimento e seu ganho de peso prejudicados.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Chuva: mal distribuída e de baixo volume
Enquanto o Centro do Brasil enfrenta o calor, outras regiões se preparam para a chegada de chuvas:
- Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul: Um ciclone extratropical sobre a Argentina trará temporais para o centro-sul de Mato Grosso do Sul e o Rio Grande do Sul.
- Rondônia e Acre: A chuva começa a voltar agora em setembro, com 50 mm de precipitação nos próximos cinco dias, o que ajudará na recuperação hídrica do solo.
- Paraíba: Para Puxinanã, a chuva será mal distribuída. As máximas devem voltar aos 33ºC na segunda quinzena de setembro, e a previsão de chuva é de 30 a 40 mm em 30 dias.
Apesar da chegada de chuvas em algumas regiões, o panorama geral para as áreas de pastagem no Brasil Central é de tempo seco. A chuva só deve se tornar boa e volumosa mesmo no final do mês, e a previsão indica que o produtor deve se preparar para o manejo do gado no calor.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.