O calendário sanitário do rebanho é um cronograma essencial para qualquer fazenda de bovinos de corte e de leite no País. Assista ao vídeo abaixo e saiba como montá-lo na fazenda.
Quem explorou este tema foi Evandro Oliveira, gerente de produtos para grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal.
“Para melhor estruturar o calendário sanitário da fazenda, cada propriedade tem de conhecer bem a sua realidade, além do clima da região”, diz Oliveira.
O especialista esteve no estúdio do Giro do Boi nesta quarta-feira, 22, e falou um pouco sobre os serviços da Vetoquinol para estruturação do calendário da fazenda.
Sanivet
Uma das ferramentas da companhia fabricante de produtos veterinários no País é o Sanivet.
Trata-se de uma ferramenta digital que fica disponível para os técnicos da companhia e, numa visita a uma propriedade, eles podem montar o calendário ideal para uma fazenda.
Considerando os problemas em relação aos quais o pecuarista deve se preparar, é feito o cronograma sanitário da fazenda, prevendo gastos em momentos críticos.
Doenças que precisam de atenção na fazenda
Com a gradual saída da imunização contra a febre aftosa no gado de corte no País, o controle sanitário passa a ser um item de muita atenção pelo produtor.
No entanto, como cada caso é um caso, dessa forma, também serão os calendários para o controle sanitário da fazenda.
Por isso, Oliveira alerta para a atenção das enfermidades que mais acometem as fazendas localmente.
Essas doenças podem ser a raiva, a brucelose, a tuberculose e as clostridioses. A Rinotraqueíte infecciosa bovina, a famosa IBR, a diarreia viral bovina (BVD) e a leptospirose também podem estar neste controle.
Confira entrevista e saiba mais sobre como receber auxílio para montar o calendário sanitário na fazenda.