Braquiária híbrida é a saída para pecuarista no semiárido brasileiro

O quadro Giro do Boi Responde desta quarta-feira, 18, tirou a dúvida do telespectador Leandro Miranda, que mora no sertão de Jequié, na Bahia, na região do semiárido brasileiro. Ele pediu dicas de qual é a melhor gramínea para plantar na sua região com o auxílio da irrigação.

A dica para Miranda pode ser a variedade de braquiária chamada de Camelo e que foi lançada comercialmente recentemente, de acordo com o engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP, consultor do Circuito da Pecuária e autor do livro “Pastagem Sustentável de A a Z.

“A gramínea é indicada para regiões secas, como o semiárido, mas também vai muito bem em sistema irrigado”, diz Pires.

O Camelo é uma variedade híbrida tolerante à seca, e atende regiões com índices entre 300 e 500 milímetros de chuva durante o ano. A planta rebrota muito bem, possui um sistema radicular bastante profundo e é uma alternativa para o pecuarista, principalmente, do Nordeste.

“Mas se você pretende irrigar, e como você vai ter uma alta luminosidade na sua região na Bahia, e, todas as gramíneas vão bem. Agora pensando na possibilidade de um estresse hídrico, de uma falta de água, a gramínea hoje para você plantar é o camelo”, diz Pires.

Confira no vídeo abaixo a resposta na íntegra:

VEJA TAMBÉM | Braquiária que tolera até 500 mm de chuva por ano chegará em breve ao Brasil

Tem dúvidas? Mande sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta sobre indicação de pastagens e demais dúvidas que você tiver na lida no campo. Mande pelo link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].