A alta de preços dos principais insumos para confinamento está dificultando a missão da engorda intensiva para o pecuarista, mas a necessidade de terminar o gado na entressafra com projeção de umas das piores secas da história do Brasil Central está fazendo com que o pecuarista busque – e encontre – boas alternativas, como os boiteis.
Foi o que apontou em entrevista ao quadro Giro na Estrada desta sexta o coordenador de JBS Transportadora para Mato Grosso, Rondônia e Acre, Marcus Bueno. “Realmente os preços dos insumos subiram, muito ligado ao aumento da soja, do milho, a chuva tardia também prejudicou bastante, mas tem uma modalidade que está entrando no gosto do pecuarista, que são as parcerias com os boiteis. Isso realmente está caindo no gosto do produtor e é uma opção mais viável nessa época do ano”, destacou.
+ Vai dar dinheiro confinar gado no primeiro giro de 2021?
A unidade de transporte coordenada por Bueno atende três unidades dos Confinamentos JBS em MT, em Lucas do Rio Verde, Nova Canaã do Norte e Confresa, além de boiteis de parceiros dentro do estado do Centro-Oeste e também de Rondônia.
“A gente tem vários parceiros e tem um pessoal que está transportando gado para o semiconfinamento também. […] A movimentação está boa. […] A gente está pronto para atender o amigo pecuarista, independente do tamanho do rebanho e do tipo de animal. Nós temos várias modalidades. Hoje a gente trabalha na modalidade tanto no frete por quilômetro e em algumas fazendas com retiros próximos um do outro, e a gente está trabalhando na modalidade de diária”, revelou.
+ Diferenças entre confinamento, semiconfinamento e terminação intensiva a pasto
Para os pecuaristas parceiros das unidades dos Confinamentos JBS, Bueno salientou a ajuda no custo do frete disponibilizado pela companhia, com valores que variam conforme cada negociação. “Eu convido o amigo pecuarista até a ligar para o Helder Pureza (gerente dos boiteis da companhia em Mato Grosso). O telefone dele é o (65) 9 9241 9088. Ele com certeza vai ter as melhores condições para o pecuarista e todas as informações”, confirmou.
“Já estão saindo muitos animais dos confinamentos já abrindo vaga para os pecuaristas colocarem os seus lotes lá”, concluiu.
+ Dieta, gestão, tempo de cocho: o que mudou no confinamento em 10 anos?
+ Boitel ajuda pecuarista a driblar seca severa que atinge SP e bolsão de MS
Veja na íntegra o quadro Giro na Estrada pelo vídeo a seguir: