Boiada tratada a 1,2% do PV no rotacionado de Mombaça passa das 20@

Boiada passou por um trato intensivo de 90 dias em módulo de quatro piquetes irrigados no Sítio Talismã, propriedade localizada em Rolim de Moura-RO

No quadro Giro do Dia exibido nesta segunda-feira, dia 18, o originador do Friboi no escritório em Rolim de Moura, Matheus Roz, apresentou um lote de bois terminados em piquetes rotacionados pelo Sítio Talismã, localizado no próprio município rondoniense.

“Esses animais entraram (na terminação) com 15 arrobas de peso médio. A gente fez um tratamento de 90 dias consumindo uma ração farelada de 1 a 1,2% do peso vivo de consumo”, detalhou o médico veterinário Igor Luís Rovani, titular do Sítio Talismã.

Sem seguida, o veterinário informou como funcionou a terminação do lote nos piquetes rotacionados.

“Eles consumiram também um capim Mombaça num sistema rotacionado e irrigado aqui da nossa propriedade, onde eu tenho um módulo com quatro piquetes e eles vão rotacionando esses piquetes até chegar ao ponto de abate”, completou.

+ Produtor de RO irriga pasto rotacionado e engorda 36 bois de 19@ em 4 hectares

+ Qual a altura de manejo ideal para o capim Mombaça?

Em outras palavras, o originador Matheus Roz descreveu o sistema produtivo da propriedade.

“Aí são três módulos, cada módulo tem quatro piquetes rotacionados. É um pouco mais de quatro hectares nessas áreas. Então aí estão rodando 54 bois. […] Os animais ficam em torno de sete a oito dias em cada piquete”, contou.

piquetes rotacionados irrigados sítio talismã rolim de moura

Módulo de piquetes rotacionados no Sítio Talismã, em Rolim de Moura-RO

Do mesmo modo, Roz elogiou a boiada e o sistema escolhido. “Show de gado! A boiada ultrapassou as 20@, ele ficou muito satisfeito, foi um belo trabalho”, exaltou.

Confira o registro da boiada terminada no regime semi-intensivo no Sítio Talismã, em Rolim de Moura-RO: