Boiada de 23@ mostra potencial do Nelore confinado

Gado Nelore confinado de 0 a 4 dentes chegou ao peso médio expressivo após 110 dias de cocho; confira ainda boiada bruta e capona vinda de MS e vacada de 18,3@ de MT

Conheça os três lotes de Nelore confinado, bois capões e vacas de descarte que foram atração do Giro pelo Brasil desta terça-feira, 15/03. Os animais vieram de propriedades em SP, MS e MT.

LINS-SP

Lote de gado Nelore confinado e abatido com 23@ com maturidade entre 0 e 4 dentes. Conforme analisou o originador Wlademir de Oliveira, do Friboi de Lins-SP, a boiada mostrou o potencial da raça na terminação intensiva. “Você vê o acabamento, a uniformidade dos animais. É a raça Nelore dentro do confinamento”, comentou. Em seguida, Oliveira forneceu detalhes da terminação do gado Nelore confinado. “São animais com 110 dias de cocho de um parceiro nosso da região de Bilac, próximo a Araçatuba. E ele vem se aprimorando a cada dia. São animais de 0 a 4 dentes, um acabamento excelente. E veja também o acabamento dos animais visualmente. Isso quando tirou o couro aqui e foi para a desossa, foi 100% de aproveitamento”, acrescentou Oliveira.

CAMPO GRANDE-MS

Em seguida, depois do gado Nelore confinado, destaque para lote de bois castrados de 20,8@. O gerente de originação da unidade II do Friboi em Campo Grande-MS, Rafael Nantes, exibiu o registro dos animais. Conforme enalteceu Nantes, a boiada “bruta e capona” veio da Fazenda ngelo, de Ascario Nantes, em Dois Irmãos do Buriti-MS. “Ele só mata boi castrado. Essa é uma boiada de 20@, show de bola. Ele suplementa um pouco, mas ela é a pasto. […] A pastagem dele é muito boa e ele leva a fazenda com sobra de pasto na região de Dois Irmãos do Buriti, que é muito boa, embaixo da serra. Então é muito bom o gado e ele é muito caprichoso também. É muito bom de apartação, o lote fica padrão. É um espetáculo”, elogiou o gerente de compra de gado.

COLÍDER-MT

Além disso, destaque no Giro pelo Brasil também para vacas de descarte de 18,3@. O lote veio do criador Ricardo Lazzarini Garcia, da Fazenda Capim Santo em Guarantã do Norte. “Ele faz um trabalho primoroso na parte da cria”, reconheceu o gerente de originação da unidade Friboi em Colíder-MT, Geraldo Azevedo. “São vacas nas casas dos sete, oito a nove anos. Assim, ele faz um trabalho de seleção muito bom. […] É um produtor que está procurando fornecer matéria prima para os invernistas do meio para a cabeceira. Portanto, é bacana cada vez mais a gente mostrar isso”, acrescentou Azevedo.