O pecuarista e consultor Victor Darido participou do Giro do Boi desta quinta, dia 09, para destacar um recorde da Fazenda Água Preta, em Pindamonhangaba-SP. Segundo destacou o consultor, um dos lotes que passou recentemente pela recria na propriedade registrou 1,340 kg de GMD na recria intensiva a pasto.
Conforme detalhou Darido, o lote recebeu suplemento proteico energético. Porém, para o pecuarista o capim foi o grande diferencial para o desempenho da recria intensiva a pasto, já que o gado não chegou a atingir nem o consumo ideal da suplementação.
Em seguida, Victor detalhou o processo de recria. “Esses animais estavam recebendo suplementação com proteico energético. Mas tem um detalhe muito importante que eu não posso deixar de frisar. Eles não atingiram o consumo ideal. Por conta da oferta de pasto, esses animais pararam de consumir o produto em torno de 0,2% do peso vivo. Eles não estavam fechando nem a necessidade mineral. E a gente teve um ganho realmente surpreendente”, celebrou.
Além disso, surpreende o fato de que a boiada saiu da recria intensiva a pasto e agora segue para atingir todo o seu potencial na engorda em confinamento. A fase final acontecerá no Boitel JBS em Guaiçara-SP.
Em conclusão, Darido revelou que lição tirou do recorde de desempenho da recria intensiva a pasto. “Eu sou super a favor da suplementação, bato em cima dessa tecla. Sou a favor da intensificação. Mas fica aí uma ressalva: o pasto sempre vai ser a base”, analisou.
“Então, vamos corrigir solo, respeitar a curva de crescimento do capim para produzir um boi precoce, mas com eficiência econômica”, concluiu.
Leia também:
+ O que é, como fazer e como lucrar com a RIP – recria intensiva a pasto?
Por fim, assista o vídeo sobre a resultado da recria intensiva a pasto da Fazenda Água Preta: