Rodolfo Borges, de Santo Antônio do Amparo, estado de Minas Gerais, enviou pergunta ao Giro do Boi sobre a relação da idade dos bovinos com a sua dentição. A questão foi respondida no programa desta quarta, dia 29, pelo zootecnista Fábio Dias, diretor da área de relacionamento com o pecuarista da Friboi.
O zootecnista explicou que a dentição está ligada mais diretamente com a maturidade dos bovinos. “Os animais, como nós na infância, vão trocando os dentes. E os bovinos têm os dentes de baixo, os dentes incisivos, que eles vão trocando, que até chamamos de dentes incisivos permanentes. Conforme eles trocam, tem uma relação com a maturidade, que é muito uma idade aproximada”, detalhou.
Zero dentes ou dente de leite (até 18 meses)
“Animal que tem somente dente de leite, ou que a gente fala zero dentes incisivos permanente – zero dentes ou dente de leite são a mesma coisa – é um animal que tem aproximadamente até um ano, um ano e pouco de idade”, disse Fábio Dias.
Dois dentes (por volta de 18 aos 24 meses)
“Depois ele vai trocar duas pinças, aí ele vai ser o que a gente chama de animal dois dentes, por volta de 18 meses”, continuou.
Quatro dentes (após 24 meses)
“Depois a gente tem mais uma troca ali após os 24 meses, que é quando ele vai para quatro dentes”, revelou.
Seis dentes (após 30 a 36 meses)
“E depois seis dentes, que é por volta de 30, 36 meses, de três a até quatro anos”, resumiu.
Oito dentes ou boca cheia (após quatro anos)
“Quando ele vai chegando perto dos quatro anos, ele vai trocar os oito dentes, e aí ele vai ter oito dentes incisivos permanentes. O animal de oito dentes, ou chamado também de boca cheia, é um animal já adulto, então acima dos quatro anos de idade.
E DEPOIS?
“Depois vai somente ser possível de ver a idade com o desgaste deste dentes. Se você pegar um animal, uma vaca velha, já um touro de 10 anos ou 12 anos de idade, ele vai ter os 8 dentes incisivos permanentes, mas vão estar gastos. Então às vezes a gente pode fazer um comentário que ele está com a boca cheia e dente gasto, que vai ser um animal bem mais velho.
Diferenças entre raças
“A gente escuta isso muito no campo. ‘Animais meio-sangue amadurecem e trocam de dente mais cedo”, exemplificou. No entanto, Dias rechaçou que haja mudanças expressivas da relação entre maturidade e dentição entre zebuínos e taurinos.
“Animais muito bem tratados, muito bem nutridos, que recebem muita suplementação, podem chegar a maturidade sexual mais cedo e, às vezes, podem ter alguma diferença, mas não tem nada conclusivo. Os estudos feitos mostram que os animais trocam mesmo ao redor dessas idades-chave. […] Então não tem uma diferença que a gente possa considerar fazer um ajuste para idade. Tem uma suspeita no mundo real, mas nunca foi comprovada e a gente usa a mesma tabela (para fins de classificação de carcaça na indústria), independente da composição racial”, concluiu.
+ Como reduzir a idade ao abate do meu gado? Pesquisador revela as duas primeiras etapas
+ Boi precisa ter “data de validade” na fazenda, indica zootecnista
+ Aprenda a fazer o Boi 777 neste curso de gado de corte da Apta Colina-SP
+ Entenda como a dentição pode comprometer a nutrição dos cavalos
Veja o vídeo com a resposta na íntegra: