GADO INACREDITÁVEL!

Boi gordo sem limites! Novilhos de até dois dentes chegam a 30@ em RO

Grande feito de terminação de bovinos foi de Porthos Pádua Maia, titular da fazenda Castanhal, no município de Pimenteiras do Oeste (RO)

Boi gordo sem limites! Novilhos de até dois dentes chegam a 30@ em RO
Boi gordo sem limites! Novilhos de até dois dentes chegam a 30@ em RO

A produção de boi gordo parece ser mesmo sem limites. No quadro Giro pelo Brasil desta quarta-feira, 18, o destaque foi para um lote de novilhos de até dois dentes. Os animais chegaram a 30 arrobas. Assista ao vídeo abaixo e confira essa incrível história.

O grande feito dessa terminação de bovinos de corte foi do pecuarista Porthos Pádua Maia, titular da fazenda Castanhal, no município de Pimenteiras do Oeste (RO).

Porthus é filho do saudoso produtor rural Garon Maia que foi um dos pioneiros da pecuária brasileira e que ajudou a desenvolver a atividade no Estado de Rondônia.

Falecido em junho de 2019, Garon Maia foi responsável pela abertura de mais de 50 fazendas ao longo de sua vida.

Quem apresentou o gado do produtor foi o zootecnista e originador gado Andrey William da Silva Ferreira, da unidade da Friboi de Vilhena (RO).

Legado se mantém vivo em Rondônia

Garon Maia foi responsável pela abertura de mais de 50 fazendas. Foto: Reprodução
Garon Maia foi responsável pela abertura de mais de 50 fazendas. Foto: Reprodução

O legado de Garon certamente continua vivo com o feito de Porthos ao unir boa genética, nutrição, sanidade e manejo com um gado que chegou a 30 arrobas (450 quilos) de peso de carcaça.

O produtor levou para o abate 136 bovinos terminados em confinamento. Todos os animais foram de bovinos de zero a dois dentes.

Novilhos terminados com dieta de grão inteiro passa de 20@ em MS

Outro gado que mereceu destaque no Giro pelo Brasil foi de um lote de novilhos que foram terminados com dieta de grão inteiro. Os animais passaram de 20 arrobas em Mato Grosso do Sul.

A produção veio da Agropecuária Angelita Ltda, controladora da fazenda Angelita, do município de Paranhos (MS).

Quem apresentou o gado foi o médico veterinário e originador Luis Cláudio Pedrozo, da unidade da Friboi de Naviraí (MS).

O peso médio da carcaça dos novilhos foi de 20,2 arrobas (304 quilos). Todos os animais eram bovinos de zero a quatro e foram classificados no programa Precoce MS.

O lote recebeu a bonificação de R$ 117,84 por animal (R$ 5,81 por arroba). Os novilhos foram recriados em pastagens de integração lavoura e pecuária, e terminados em confinamento, na dieta de grão Inteiro.