Boi comendo manga? Cuidado com as árvores frutíferas no piquete!

Pesquisador da Embrapa alertou para dois problemas que podem derivar do boi comendo manga que cai no pasto

O pecuarista José Orlando, de Feira Nova do Maranhão, município do sul maranhense, pediu uma ajuda ao time de especialistas parceiros do Giro do Boi. Conforme consta em sua mensagem, ele contou que tem novilhas em semiconfinamento em uma área que tem muitos pés de manga. Agora, ele tem a impressão de que as fêmeas deixam de pastejar para comer as frutas. Será que isso pode prejudicar o desempenho do gado de alguma maneira? Qual o problema do boi comendo manga que cai no piquete?

No programa desta terça, dia 25, quem respondeu a dúvida foi o pesquisador da Embrapa Gado de Corte Rodrigo da Costa Gomes. Ele é mestre, doutor e pós-doutor em zootecnia. Segundo o especialista, ao menos dois problemas podem derivar deste hábito alimentar do boi comendo manga.

Inicialmente, o pesquisador confirmou que casos assim são comuns no Brasil. “Realmente é uma questão recorrente. Sobretudo em pequenas propriedades acontecem esses casos de animais que têm algum problema por excesso de ingestão de alguma fruta. Como, por exemplo, manga, abacate ou laranja”, ilustrou.

TIMPANISMO

Em primeiro lugar, o problema mais grave causado pelo boi comendo manga é o timpanismo. “É a obstrução do esôfago do animal. Obstruindo o esôfago, dependendo do tamanho da manga, isso impede o bovino de conseguir se alimentar normalmente. Depois disso, impede o boi de conseguir expelir os gases que ele produz durante a digestão”, advertiu.

“Então ele não consegue nem se alimentar direito, mas principalmente não consegue expelir esses gases. Ao não expelir esses gases, acontece o timpanismo, que é um inchaço do rúmen. Isso impede que ele respire direito e pode levar o animal à morte”, confirmou Gomes.

ACIDOSE RUMINAL

Em seguida, o pós-doutor em zootecnia lembrou do outro problema do hábito do boi comendo manga no pasto, a acidose ruminal. “A manga é muito palatável, principalmente porque ela é muito rica em açúcares. O açúcar fermenta muito rapidamente no rúmen do animal e causa um problema que a gente chama de acidose ruminal. É uma acidificação do rúmen”, explicou.

O problema metabólico pode também levar o animal à morte, como também leva à redução do desempenho do boi.

+ Sabia que boi também sente azia? Veja como se livrar da acidose do rúmen

PREVENÇÃO

De acordo com Gomes, todo pecuarista deve estar atento ao tamanho das partículas dos alimentos que o gado consome. “Todo alimento que possa estar em um tamanho que cause uma obstrução, principalmente no esôfago. Então são comuns relatos (de obstrução do esôfago) na literatura com laranja ou abacate. Mesmo tubérculos, como, por exemplo, pedaços de mandioca (raiz tuberosa), de batata”, salientou.

“Principalmente o pequeno produtor que quer alimentar seu animal no período seco e às vezes não se atenta ao tamanho do alimento que ele está servindo. Isso pode causar essa obstrução”, disse em suma.

Nesse sentido, o especialista orientou o que o pecuarista deve fazer para evitar esses problemas do boi comendo manga. “Se possível, que cerque essa área de fruteira para que não tenham acesso à manga que cai no chão. Mesmo se não for possível cercar essa área, no momento que as frutas estiverem caindo de madura, etc, que possa recolher para que o animal não tenha acesso a elas”, concluiu.

ENVIE A SUA DÚVIDA

Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta sobre nutrição para o especialista. Mande pelo link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Por fim, assista a resposta completa do especialista sobre boi comendo manga no vídeo a seguir: