Boi com carrapato? Saiba como controlar esse bicho 

Confira as recomendações do médico veterinário Daniel Rodrigues, gerente técnico da área de ruminantes da MSD Saúde Animal

O problema é o carrapato do boi? O quadro Giro do Boi Responde desta sexta-feira, 29, trouxe algumas dicas preciosas para controlar esse bicho.

A dúvida veio do telespectador e pecuarista Dalton Matoso. Quem trouxe as recomendações de controle foi o médico veterinário Daniel Rodrigues, gerente técnico da área de ruminantes da MSD Saúde Animal.

O carrapato é um parasito vetor da doença chamada de Tristeza Parasitária Bovina.

“A doença também é conhecida como amarelão ou boca branca. Ela é causada por dois fatores muito importantes: um protozoário que pode ser Babesia bigemina e Babesia bovis, ou uma bactéria Anaplasma marginale”, diz Rodrigues.

Os sintomas e formas de tratamento da doença do carrapato

Entre os sintomas estão o aspecto de amarelão nos animais, boca branca e o enfraquecimento. O bovino para de comer e também tem a presença da febre.

Os tratamentos são diferentes. Quando a doença for causada por protozoário, o tratamento é um, e se por por bactéria, a forma de controle é outra.

“É muito importante ter um acompanhamento de um médico veterinário para ele te orientar qual o medicamento correto para ambos os tratamentos”, diz Rodrigues.

Controle dos parasitos na fazenda

Outro ponto importante é o controle do carrapato e da mosca do chifre. Os dois são importantes vetores de doenças para os bovinos.

Além disso, outra recomendação é o uso de agulhas sempre muito bem esterilizadas. Uma agulha contaminada com o sangue de um animal doente pode passar a doença para todo o rebanho.

Tem dúvidas também? Mande sua pergunta

Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais dúvidas que você tiver na lida da fazenda.

Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].