Entenda a diferença de preços do Boi China versus boi comum. Assista o vídeo abaixo para poder fazer a melhor negociação do seu gado.
Quem explicou o assunto foi o economista Thiago Bernardino de Carvalho, pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), de Piracicaba (SP).
Ele foi um dos palestrantes do Dia de Campo Boitel, realizado no último dia 17, sábado, no município de Lucas do Rio Verde (MT).
O Giro do Boi esteve no evento conversou com o especialista em mercado pecuário.
Boi China versus boi comum
O Boi China ganhou notoriedade pela demanda do país asiático por bovinos bem terminados até os 30 meses de idade.
No entanto, a falta de diferenças de preços preocupa muitos pecuaristas.
“Observamos o mercado como um todo. Encaramos o produto final como boi gordo, no entanto, evidentemente há uma diferenciação que ocorreu nos últimos anos”, diz Carvalho.
Saber negociar e diferenciar o gado é o caminho
Como a base de referência do indicador Cepea do boi gordo é de São Paulo e o Estado é o que mais abate o Boi China e, justamente por isso, o preço sobe mais.
No entanto, a melhor maneira para não criar confusão é o pecuarista entender qual o tipo de boi que ele está vendendo no mercado.
Uma coisa é o boi comum, outra coisa é o animal padrão China. Ambos possuem valores totalmente diferentes.
Diferenças de preços do indicador Cepea
“Eu tenho de entender qual é o meu produto, por que estou recebendo o prêmio e saber onde meu boi está enquadrado, se ele deve ser valorizado com premiações de Boi China”, diz Carvalho.
A composição da média Cepea pode variar de R$ 280 a R$ 300 por arroba. Bovinos que pegam o menor preço é um boi comum, segundo o economista.