Boi castrado é uma das grandes opções para o produtor agregar valor à produção de gado de corte, por fazer carne premium na fazenda. Um especialista dá a fórmula deste tipo de boi. Assista ao vídeo abaixo e confira.
A dúvida foi um dos destaques do quadro Giro do Boi Responde desta segunda-feira, 22. A questão veio do telespectador Leo Fagundes, do município de Açailândia (MA).
Ele escreveu para o Giro do Boi pedindo orientações para produzir animais do Protocolo 1953.
Ele quer dicas sobre castração e se o período de trato dos animais pode ser de 100 dias em terminação intensiva a pasto (TIP) e 40 dias de confinamento?
Quem deu as respostas foi o médico veterinário e consultor agropecuário Ademir Ribeiro, um dos grandes embaixadores de conteúdos do Giro do Boi.
Ribeiro é ainda pecuarista, consultor e sócio da empresa Rural X, de Rondônia.
O ideal é que a castração seja feita no nascimento do bezerro ou quando o bovino atingir 12 arrobas de peso na recria intensiva a pasto (RIP).
A castração para um período de 40 dias é pouco, por isso o confinamento deve ter, pelo menos, 90 dias.
Ainda tem dúvidas? Mande sua pergunta
Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.
Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].