O telespectador Rubens Emmerick, de Macaé-RJ, enviou sua dúvida ao Giro do Boi Responde. “Sempre vejo matérias falando sobre a castração de bezerros na cura do umbigo. Geralmente são bezerros que vão ser terminados em confinamento e mais precoces, certo? Qual o resultado dos bezerros castrados terminados a pasto? Eles têm um resultado melhor ou inferior do que os castrados mais tarde?”, perguntou.
O Giro do Boi consultou o médico veterinário e consultor Ademir Ribeiro. Ele é o idealizador do Programa Touro Zero, da Estância Espora de Prata, em Ariquemes-RO. Na propriedade, os animais são castrados ao nascimento juntamente com a cura do umbigo. Contudo, os animais de reposição passam pela castração com 12 a 14@ de média.
“A castração ao nascimento não é para terminação somente no confinamento. Você pode fazer uma boa recria intensiva a pasto. Depois de oito meses, quando você desmamar, ao invés de ir para o confinamento fechado, você pode manter no semiconfinamento. E vai abater dois a três meses mais tarde do que no confinamento. Mas mesmo assim, vai produzir animais dentes de leite, na casa dos 19 meses de vida. Por outro lado, quando é confinamento, ele sai com 15 a 16 meses de vida”, comentou.
COMPARAÇÃO DOS MANEJOS
Segundo o especialista, em sua avaliação a castração é melhor do que a feita mais tardiamente porque o custo é menor, pois o produtor já aproveita um manejo necessário para a castração (junto com a cura do umbigo). Assim, os produtos utilizados são os mesmos e a cicatrização também é mais rápida, evitando problemas como hemorragias.
Em suma, o bem-estar animal é melhor aplicado e o indivíduo não tem o desenvolvimento prejudicado, uma vez que até a sua puberdade a testosterona não desempenha papel no seu crescimento. O que o produtor deve levar em consideração é somente um bom programa nutricional, salientou Ademir. Dessa forma, é possível abater os bezerros castrados ao nascimento com 15 a 16 meses, 18 a 20@ de média e 55% a 56% de rendimento de carcaça.
Por outro lado, fazendo a castração com 12 a 14@ de peso médio, o pecuarista pode observar piora no bem-estar dos animais, pois além do estresse com uma cirurgia mais complicada, há sodomia entre os machos que já passam pela puberdade.
ENVIE SUA PERGUNTA
Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre castração de bovinos. Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].
Confira a seguir a resposta completa do especialista: