O bezerro do cedo só tem a acelerar cada vez mais a produção pecuária brasileira. Assista ao vídeo abaixo e saiba os três passos para produzi-lo na fazenda.
Quem explorou esse assunto foi o médico veterinário Evandro Grassi, consultor de demanda da Vetoquinol Saúde Animal. Ele foi o entrevistado do Giro do Boi desta segunda-feira, 13.
“Os pecuaristas que estão fazendo o bezerro do cedo estão fazendo uma busca muito grande pela gestão da propriedade, aliado com um manejo sanitário mais eficiente”, diz Grassi.
O que é o “bezerro do cedo”?
O “bezerro do cedo” é um termo que tem se popularizado pelas fazendas de cria e indica a produção de bovinos que nascem primeiro em cada estação de monta programada pelos produtores.
“O bezerro do cedo possui cerca de 15 a 20 quilos a mais em comparação aos demais bezerros. É, de fato, um tipo de produção para melhor a lucratividade da fazenda”, diz Grassi.
Esse bezerro é bem mais alimentando, porque a vaca o gera num momento de boa oferta de pasto e é desmamado se alimentando também numa boa época de boas pastagens.
Os três passos para se produzir os primeiros bezerros
Os três passos começam com:
- 1º – uma boa definição da estação de monta;
- 2º – uma nutrição bem alinhada para o preparo das fêmeas;
- 3º – e controle sanitário rigoroso para manter a saúde do rebanho.
“Não adianta os animais terem a melhor genética e uma boa alimentação se não há um programa adequado de sanidade”, diz Grassi.
Entre os aspectos de sanidade devem ser redobrada a atenção ao combate de verminoses e o controle de parasitas externo no gado.
Programação da cria em fazendas no País
O Brasil possui cerca de 80 milhões de vacas e novilhas em idade reprodutiva. É este rebanho responsável pela produção de bezerros de corte.
O período crucial entre a concepção até o desmame do bezerro leva em torno de um ano e meio de muito cuidado com mãe e filho.
Também faz parte desse contexto uma gestão afinada na fazenda, além de práticas de bem-estar animal, e uma equipe com olhos bem abertos no manejo do rebanho de matrizes.