Uma bezerra com cerca de 90 dias de idade está com uma das pernas atrofiadas. Assista ao vídeo abaixo e saiba o que pode estar acontecendo.
Esse caso aconteceu na propriedade da pecuarista Pamela Matos, do Estado de São Paulo. A produtora mandou uma foto da ferida do animal.
O esclarecimento foi o destaque no quadro Giro do Boi Responde desta sexta-feira, 27. Matos disse que o animal está atrofiando uma das pernas por conta de uma lesão.
Quem deu as dicas foi o médico veterinário Guilherme Vieira, embaixador de conteúdos do Giro do Boi.
“Essa lesão pode ter sido causada por um fungo, que evoluiu para uma infecção mais abundante”, diz Vieira.
É possivelmente por causa dessa lesão que a bezerra não está conseguindo pisar no chão e, por isso, o membro do animal está atrofiando.
Recomendações até chegar o médico veterinário
Primeiro de tudo é a produtora buscar um atendimento veterinário para que seja feita a recomendação certa de tratamento.
No entanto, até a chegada do veterinário, a produtora pode limpar a ferida com uma solução de água filtrada com água sanitária.
“A solução pode ser feita na proporção de um litro de água e duas colheres de sopa de água sanitária”, diz Vieira.
O ideal é tirar esse animal da terra, deixando a bezerra num local mais limpo e apropriado.
Também pode ser administrado na bezerra a aplicação de vitaminas do complexo B até o médico chegar na fazenda.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta
Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre genética, cruzamento industrial ou demais dúvidas de manejo na fazenda.
Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].