PROGRAMA SANITÁRIO

Banho de imersão: conheça técnica que ajuda eliminar o carrapato

Confira as recomendações para o controle do parasito dadas pelo médico veterinário Maurício Fagundes, coordenador de demanda da Vetoquinol Saúde Animal

O controle do carrapato bovino sofreu alteração na região Sul e, agora, em dezembro é que devem ser intensificados os trabalhos de controle do parasito. Assista ao vídeo e confira os detalhes.

A recomendação foi dada pelo médico veterinário Maurício Fagundes, coordenador de demanda da Vetoquinol Saúde Animal.

“O calendário de controle sofreu uma alteração por conta da mudança climática na região, por conta da falta de chuvas”, diz Fagundes.

Teve regiões que chegaram a registrar até 80 dias sem chuva.

O período de chuvas mais intensas se relaciona muito com a grande infestação do carrapato nas fazendas, por isso, o sinal de alerta recai a partir deste mês de dezembro.

Controle das gerações de carrapatos

Boi com carrapato? Com pouco dinheiro pecuarista se livra dos parasitos
Bovinos de raças taurinas com infestação de carrapato. Foto: Divilgação

O cuidado do pecuarista é justamente sobre os três períodos de geração de carrapatos bovinos. Eles são influenciados pela soma de períodos mais chuvosos e quentes.

Por isso o pecuarista deve ter muita atenção, especialmente nos Estados da região Sul.

O Rio Grande do Sul, por exemplo, é onde se concentra a maior produção de bovinos de raças taurinas no País.

Este tipo de gado é o que mais sofre por infestação de carrapatos.

De olho num programa de controle sanitário

Estrutura de banho de imersão é tradicional em fazendas na região Sul para o controle do carrapato. Foto: Divulgação/Vetoquinol
Estrutura de banho de imersão é tradicional em fazendas na região Sul para o controle do carrapato. Foto: Divulgação/Vetoquinol

O especialista alerta inclusive para o produtor adotar sempre um programa de controle sanitário para o carrapato.

“O pecuarista às vezes faz um tratamento curativo, e isso, só vai levar a mais gastos e um maior manejo com os animais”, diz.

O controle do parasito dever ser feito tanto no animal quanto no meio ambiente. Em geral, apenas 5% dos carrapatos estão no bovino, a maioria (95%) está com uma vida livre no ambiente da propriedade.

Isso requer aplicação de produtos também em áreas de curral e pasto. Confira a entrevista na íntegra para conhecer melhor os tratamentos e inclusive os detalhes do banho por imersão, que é uma das técnicas mais usuais em fazendas no Rio Grande do Sul.