Nesta quinta-feira, 4 de abril, o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, trouxe um prognóstico exclusivo para o site do Giro do Boi, abordando as condições climáticas em todo o Brasil. Assista ao vídeo abaixo e confira.
Destacou-se a frente fria avançando sobre a região Sul, prevendo temporais apenas para o Rio Grande do Sul. No entanto, o ar frio não deve alcançar a região central do País.
Enquanto isso, a zona de convergência intertropical continuará trazendo chuvas volumosas para o Nordeste, com acumulados previstos de mais de 100 mm nos próximos 5 dias.
Previsão para Mato Grosso, Minas e Bahia
Em Nova Mutum, a previsão indicou a ocorrência de temporais na quinta e sexta-feira, com máximas em torno de 31°C.
Na região Sul, o tempo ensolarado predominará, apesar da passagem rápida da frente fria, provocando temporais principalmente no final da tarde.
Destacou-se também a restrição hídrica em áreas do norte de Minas Gerais e centro da Bahia, onde o acumulado de chuva nos últimos 30 dias foi inferior a 30 mm, não contribuindo para a recuperação das pastagens e causando desconforto térmico nos confinamentos.
Alertas de tempestades
As temperaturas máximas para esta quinta-feira devem ultrapassar os 30°C em grande parte do país, chegando a 35°C em Cuiabá.
O alerta de risco de tempestade foi emitido para a região sul, com destaque para o estado do Rio Grande do Sul, onde são esperadas rajadas de vento de até 40-50 km/h.
No Centro-Oeste, incluindo o oeste de Mato Grosso do Sul e o centro-sul de Mato Grosso, há risco de rajadas intensas, podendo passar de 70 km/h, além da possibilidade de queda de granizo.
Baixos acumulados de chuva
Müller ressaltou a situação crítica em algumas regiões, como Paraná, São Paulo, Triângulo Mineiro e Mato Grosso do Sul, onde o acumulado de chuva nos próximos 5 dias não ultrapassará 5 mm, resultando em estresse térmico nas lavouras e no gado confinado.
No entanto, há uma perspectiva de alívio na próxima semana, entre os dias 9 e 13 de abril, com a chegada de chuvas, embora mal distribuídas, podendo alcançar até 50 mm em alguns pontos e amenizando a situação para os criadores.