Conheça Amanda Poldi, uma das 100 mulheres mais influentes do agro brasileiro

Profissional que atua há duas décadas na área de assuntos regulatórios da indústria de alimentos falou sobre os desafios do setor e a participação das mulheres no agro

O Giro do Boi desta quarta, 24, exibiu entrevista com uma das 100 mulheres mais poderosas do agronegócio brasileiro segundo a Forbes. Amanda Poldi é nutricionista e atualmente é diretora da Cargill justamente na área de assuntos científicos e regulatórios.

“Eu fiquei muito feliz. É um reconhecimento de 20 anos de atuação na área de alimentação e nutrição”, disse Poldi, celebrando o acontecimento.

O INÍCIO

Poldi recordou que anteriormente à Cargill ela já havia se apaixonado pela área regulatória. “Eu trabalhei para a Associação Brasileira de Indústrias de Alimentos (Abia) e fiquei por lá onze anos. […] Foi lá onde eu fiz toda a minha rede de contatos entre indústria, academia, governo”, contou.

Imediatamente depois, a profissional passou a atuar na Cargill. “Eu comecei assumindo a gerência de assuntos regulatórios científicos para os negócios de atuação humana no Brasil. E nos últimos anos assumi a liderança da América Latina para alimentação humana, alimentação animal e todas as nossas soluções para aplicações industriais”, detalhou.

ASSUNTOS REGULATÓRIOS

Nesse sentido, Poldi comentou como de fato é a função de quem trabalha com assuntos regulatórios. “A minha área, que é a de regulatórios, tem que garantir o compliance. O que é isso? É o cumprimento à legislação de cada país para onde a gente leva o alimento. Então cada país tem uma norma, uma legislação, uma regra que precisa ser detalhadamente checada. No rótulo do produto, precisa ver se todos os itens obrigatórios pela legislação estão inclusos. E aí tem esse desafio do idioma também”, explicou.

Além dos desafios do cumprimento da legislação, Amanda destacou as mudanças constantes. “Tem muita mudança regulatória. Então nós acompanhamos as consultas públicas que propõem as mudanças nessas legislações. Por exemplo, se nós exportamos para 30 países, nós temos que acompanhar as legislações destes 30 países, checar o que mudou e adequar”, ressaltou.

Da mesma forma que é importante para atender a legislação, os assuntos regulatórios também tem relação com a qualidade dos produtos. Cada vez mais a gente tem trabalhado para a garantia de qualidade e sustentabilidade. A Cargill tem o propósito de entregar uma alimentação de forma responsável e sustentável”, apontou.

ASSUNTOS REGULATÓRIOS NO BRASIL

Da mesma forma, Poldi exaltou a participação do Brasil em relação aos assuntos regulatórios. Como um dos principais produtores e exportadores de alimentos do mundo, o país tem trabalho consolidado no setor também.

“Eu vejo pela minha atuação desses anos todos o quanto nós avançamos com as agências reguladoras. Então se tem interesse da pecuária, por exemplo, para uma mudança regulatória que algo que seja antigo, obsoleto, tem como fazer proposições para uma agenda positiva, baseada em justificativas. Então nós estamos, sim, avançando cada vez na nossa área regulatória, na área de alimentos, na área de qualidade e sustentabilidade”, assegurou.

MULHERES NO AGRO

Bem como falou sobre assuntos regulatórios, Amanda enalteceu a participação feminina no setor. “Antigamente as mulheres estavam atuantes, mas elas não apareciam, não tinham voz. Mas elas […] sempre estiveram liderando muitos projetos. Enfim, na Cargill nós temos como meta de empresa que as mulheres estejam em 50% dos cargos de liderança até 2030. Então isso é bastante importante”, revelou.

Leia também:

+ Com início despretensioso, influenciadora virou referência ao criar perfil “Ela é do Agro”

Por último, assista o vídeo com a entrevista completa de Amanda Poldi ao Giro do Boi: