O programa de vacinação contra a febre aftosa já está chegando na reta final. A 1ª etapa se encerra no dia 31 deste mês. A expectativa é imunizar cerca de 107 milhões de animais em todo o País. E você sabia que durante este manejo podem ser feitos até mais três tratamentos sanitários.
No Giro do Boi desta sexta-feira, 20, o médico veterinário Ricardo Takafashi falou que é possível aproveitar o manejo para realizar mais protocolos sanitários no rebanho. Ele é coordenador regional de demanda para o Estado de Goiás da Vetoquinol Saúde Animal, a mais nova parceira de conteúdos do Giro do Boi.
“Até três vacinas e mais uma dose do vermífugo podem ser aplicadas de uma só vez, num único manejo de ida do gado até o curral, e esse animal não vai ter problema quanto a isso”, afirma Takafashi.
Entre os protocolos de vacinação, além da febre aftosa, que é obrigatória, também estão imunização contra raiva, brucelose, clostridioses, tuberculose e, também, aplicação de antiparasitários injetáveis.
“É importante prestar atenção nos animais, especialmente nessa época de muito frio, pois qualquer redução na imunidade do gado pode significar uma porta de entrada para doenças”, diz Takafashi.
Confira no vídeo abaixo a entrevista na íntegra: