Nesta terça, 13, o Giro do Boi levou ao ar entrevista com o zootecnista José Inácio dos Santos Neto, coordenador de demanda da Boehringer Saúde Animal. O profissional alertou para o aproveitamento do manejo da vacinação contra a febre aftosa para controlar também endo e ectoparasitas.
Nesta época do ano, segundo o zootecnista, a infestação com mosca-dos-chifres atrapalha o ganho de peso do animal, pois gera incômodo durante o pastejo. A perda de peso pode chegar a até uma arroba por conta da situação. “(O pecuarista precisa) Trabalhar com um pour on de qualidade, que mate a mosca, e não só repelir. Porque o ciclo dela é muito curto, então se a gente não fizer esse trabalho bem feito, se a gente não faz esse manejo no curral, ela vai voltar e começar a incomodar cada vez mais e os animais vão perder peso. Nós temos dados de perdas de até uma arroba porque o animal não consegue pastejar. E a época que nós temos pasto verde na região está começando agora, por isso não podemos perder esta oportunidade de oferta de forragem”, recomendou.
José Inácio tem rodado a Bahia e o Piauí para capacitar equipes de fazendas parceiras para planejar o calendário sanitário para esta época do ano, que vai além da febre aftosa. “É mostrar que não é só chegar e fazer a vacina nos animais. Tem todo um procedimento antes de começar essa campanha, como a questão de higiene, de material, planejamento para entender que vai fazer o que, a forma de aplicar o produto. A gente fala que na campanha o animal não tem que ficar vacinado, tem que ser imunizado”, destacou. “A gente sabe que é muito mais barato prevenir do que tratar”, complementou.
Veja todas as indicações do zootecnista no vídeo abaixo: