No quadro Giro pelo Brasil nesta sexta, 02, o coordenador de vendas da Boehringer Saúde Animal, César Arruda, detalhou uma pesquisa feita pela Fepagro-RS, a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Sul, sobre incidência de carrapatos em bovinos.
Segundo Arruda, em um experimento feito durante a temporada Primavera-Verão no Pampa de São Gabriel-RS, que analisou o ganho de peso ao longo de 26 semanas de dois lotes de bois Angus a pasto, o grupo livre de carrapato, tratado com acaricida de efeito positivamente reconhecido, apresentou ganho de 110 kg por cabeça. Já os animais do grupo controle, sem tratamento, ganharam 70 quilos cada, concluindo para uma diferença de ganho de 40 quilos por cabeça.
+ Veterinário dá dicas para controlar e evitar a resistência do carrapato
“O Rio Grande do Sul se tornou a região com o maior índice de resistência aos carrapaticidas hoje disponíveis no mercado. Isso torna o combate ao carrapato um desafio muito maior”, alertou Arruda. No entanto, o desenvolvimento de um protocolo sanitário adequado é o suficiente para combater o problema, desde que seja seguido à risca.
Veja as recomendações completas pelo vídeo abaixo: