ANCP busca animais com carne superior através de DEPs de maciez e marmoreio

Segundo Carlos Viacava, vice-presidente da ANCP, a associação possui hoje o maior banco de dados moleculares entre todos os programas de melhoramento do Brasil

Nesta quarta, dia 12, o Giro do Boi recebeu em estúdio o pecuarista Carlos Viacava, titular do Nelore Mocho CV e atual vice-presidente da ANCP, a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores. O criador falou sobre as DEPs, indicadores de Diferença Esperada na Progênie, que a associação tem utilizado na busca por animais Nelore com qualidade superior da carne produzida.

“Nós estamos agrora avançando muito com genômica. Através das pesquisa com o Cláudio Magnabosco (pesquisador da Embrapa Cerrados), nós conseguimos definir marcadores para a maciez da carne. Esses marcadores já existem, nós temos um banco de informações. Sem este banco, não se faz nada. E nós continuamos com o abate técnico. Somente no ano passado eu fiz três abates técnicos para ajudar a melhorar a acurácia desses marcadores moleculares para maciez da carne, que servem para serem usados dentro do banco da ANCP. Hoje já temos DEP para maciez de carne, para marmoreio, área de olho de lombo, carcaça fria, carcaça quente, todas DEPs já calculadas”, revelou o vice-presidente da associação. “É o maior banco de dados moleculares que existe hoje entre todos os programas de melhoramento do Brasil”, destacou Viacava.

“A genômica agora indica, ajuda a confirmar aquilo que você vê nos dados de fenótipo, de pesagem. Você vai olhar no DNA se o animal tem as características”, complementou.

Confira a entrevista completa:

Foto: Divulgação / ANCP