GIRO DO TEMPO

Alerta no RS: ciclone extratropical promete chuvas intensas em áreas de pasto

Chuvas vinculadas a ciclone trazem desafios para produtores no sul do Brasil

Alerta no RS: ciclone extratropical promete chuvas intensas em áreas de pasto
Alerta no RS: ciclone extratropical promete chuvas intensas em áreas de pasto

O prognóstico climático desta quarta-feira, 21 de agosto, apresentado pela jornalista Luiza Cardoso no quadro “Giro do Tempo” do site do Giro do Boi, alerta para a formação de um ciclone extratropical que afetará principalmente as áreas do extremo sul do Rio Grande do Sul. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão completa.

As condições climáticas previstas para os próximos dias poderão trazer chuvas intensas, acumulando entre 20 a 50 mm em regiões estrategicamente importantes para a pecuária, entre os dias 26 e 30 de agosto.

Essa situação demanda atenção dos produtores de pastagem, que devem preparar suas operações para enfrentar possíveis inundações e preservar a integridade do rebanho e das áreas produtivas.

Além disso, é importante se atentar às mudanças de temperatura, pois a expectativa é de um declínio significativo nos termômetros até o final de semana, especialmente no sul do País.

Condições climáticas em outras regiões

Enquanto o sul se prepara para chuvas, a realidade é bem diferente em outras partes do Brasil. No Centro-Oeste e em regiões como Tupaciguara, em Minas Gerais, o tempo permanece seco, com temperaturas elevadas que podem chegar a 37°C.

Essa aridez constante ressalta a necessidade de cuidados extras com a hidratação dos animais e manejo adequado de silagens, uma vez que a umidade do solo continua em níveis críticos, abaixo dos 40%.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

O tempo seco permite avanço nas colheitas, como o milho segunda safra, mas também preocupa produtores que necessitam de chuvas para o preparo do solo para futuras plantações.

Recomendações para produtores

Produtores do sul devem considerar medidas preventivas para minimizar o impacto potencial das fortes chuvas previstas, enquanto no centro do país, a gestão eficiente da água e estratégias de conservação de pastagem e forragem devem ser priorizadas para enfrentar o calor intenso e a seca prolongada.

Este cenário climático heterogêneo pelo Brasil destaca a importância de um planejamento e adaptação contínuos para que os produtores preservem a produtividade de suas operações, enfrentando tanto o excesso como a ausência de precipitações de forma estratégica.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.