Os próximos dias prometem volumes expressivos de chuva em várias regiões do país, com acumulados que podem ultrapassar 200 mm, impactando diretamente as atividades agropecuárias. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.
Segundo o meteorologista Arthur Müller, que apresentou o prognóstico no quadro “Giro do Tempo”, do site do Giro do Boi, desta segunda-feira (10), os Estados mais afetados incluem:
📍 Pará, Rondônia, Acre, Amazonas e Centro-Norte de Mato Grosso – chuvas acima de 150 mm, podendo ultrapassar os 200 mm, o que pode inviabilizar o trabalho no campo e comprometer a qualidade das pastagens.
📍 Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo e Sul de Minas Gerais – A frente fria que avança pelo país deve provocar temporais no fim de semana, trazendo risco de queda de granizo e rajadas de vento superiores a 70 km/h.
Já para a região de Capim Grosso, no centro da Bahia, a previsão indica temperaturas elevadas, próximas dos 35ºC, com o retorno gradual da umidade a partir dos dias 17 a 20 de fevereiro, auxiliando na recuperação das pastagens, que atualmente sofrem com déficit hídrico.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Impactos para o setor agropecuário
- 🌧️ Excesso de chuva pode dificultar a logística no campo e comprometer a qualidade do pasto.
- 💨 Rajadas de vento e granizo aumentam o risco para rebanhos e infraestruturas rurais.
- 🌱 Para produtores do Nordeste, o retorno da umidade no final do mês pode ajudar na recuperação da vegetação.
Diante desse cenário, a recomendação é que pecuaristas e agricultores fiquem atentos às previsões diárias e adotem medidas preventivas para reduzir possíveis impactos da instabilidade climática.
🚨 Acompanhe o Giro do Boi para atualizações e mais informações sobre o clima no campo!
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.