Nesta terça-feira, 23, foi ao ar mais uma edição do quadro G-Tec com a produtora rural e diretora executiva da Sociedade Rural Brasileira, Teka Vendramini. O tema abordado foi investimento em pastagens e planejamento. Quem colaborou com mais informações foi o engenheiro agrônomo Arlindo Freato, que explicou em que momento é necessário investir em adubação de pastagens e por onde começar.
Para Freato o planejamento deve começar no início do ano agrícola. “Todo produtor deveria fazer bem feitinho, ele deve ter uma ideia o mais exata possível de como vai ser o rebanho dele, o desenvolvimento do rebanho ao longo do ano agrícola. Com isso ele vai conseguir mensurar o quanto ele vai ter de receita para saber no que ele vai poder investir”, ressaltou Freato.
Ele acrescentou ainda que, na propriedade, deve existir um equilíbrio entre oferta de pastagens e lotação de animais. Entre as dicas repassadas, Arlindo recomendou que sejam realizados processos como:
- Análise de solo;
- Correção de solo;
- Aplicação de calcário;
- Controle de pragas e lagartas;
Dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) estimam que cerca de 130 milhões de hectares de pastagens estão em algum estágio de degradação. A situação fica mais preocupante nas regiões de Cerrado, que corresponde a 60% de participação na produção de carne.
Confira dicas sobre adubação de pastagens no quadro G-Tec, disponível abaixo: