O vídeo em destaque no Giro do Dia desta terça, 16, mostrou a realidade bem prática de um dia de rodeio de gado e embarque de um lote em uma fazenda do interior de Rondônia, no município de Nova Brasilândia d’Oeste.
O originador da Friboi Matheus Roz, que atua no escritório de compra de gado da Friboi em Rolim de Moura, foi até a Fazenda São Jorge II, propriedade do pecuarista catarinense Miguel Fernandes, e registrou o dia de trabalho dos vaqueiros Zé Cascalho, que cuida das fazendas do produtor, Bolívia, Lourinho e Geraldo, ajudando a turma a fazer o rodeio do gado até curral para enfim embarcar nas carretas do frigorífico.
Matheus Roz (à direita) e os vaqueiros da Fazenda São Jorge II: prontos para ‘buscar o bovino’
+ Pecuarista que fundou distrito em RO andava até 100 km a pé para fazer compras
“Estamos indo buscar um lote de 72 bois, uma boiada que está suplementada no proteinado energético e passando um pouco dos 70 dias de trato. […] Vamos jogar no curral e daqui a pouco os caminhões estão encostando aqui”, anunciou Roz já no lombo do cavalo.
A parada seguinte foi a praça de alimentação no piquete de engorda do gado. “Aqui é a linha de cocho da praça de alimentação e este é o reservatório onde fica o suplemento. A fazenda está boa de pastagem, pastagens de Braquiária e MG5, muito boas”, descreveu.
+ O que é necessário para montar um semiconfinamento em minha fazenda?
Na sequência, Matheus registrou a chegada da boiada na remanga, passando para o corredor do curral. “Todo o gado já foi pesado e apartado. A boiada é muito boa. Os caminhões já estão chegando para a gente dar início ao embarque”, confirmou.
Boiada tratada a pasto pronta para o embarque: engorda contou com suplemento proteico energético.
“A gente procura, com simplicidade, mostrar o trabalho de cada um. Cada um tem um jeito diferente de trabalhar”, comentou Matheus Roz.
Antes de encerrar sua participação, o originador deu um aviso aos produtores sobre as condições do tempo no estado de Rondônia. “Gostaria de fazer um alerta para o nosso amigo pecuarista. Você, que tem algum desafio para poder chegar na fazenda, de repente tem fazendas em que as linhas principais tem várias pontes, é sempre bom estar alerta com essas pontes. Às vezes pode ter chovido, a água passou muito forte, levou a cabeceira de alguma ponte… Ou até mesmo dentro da fazenda. Então avise a compra de boi, avise o transporte do frigorífico para poder ficar antenado com antecedência para não ter enrosco nenhum”, alertou.
Confira todas as imagens do dia de embarque na Fazenda São Jorge II em Nova Brasilândia d’Oeste-RO:
Confira também:
+ Pecuarista de RO intensifica fazenda e engorda 40 bois de 19,5@ em 4 alqueires
+ Pecuarista rondoniense aprova desempenho de novilhas confinadas no alto grão
+ Em Rondônia, Rosilene usa experiência de empresária para “confeccionar” boiadas
+ Com um pequeno sítio no interior de RO, produtor forma 3 filhos em medicina
+ Ele levou 8 anos para engordar os primeiros bois e hoje é referência de produtividade na pecuária
+ Pecuarista de 70 anos usa carriola para tratar bois no cocho; animais pesaram em média 20@