Júlio César Conti, pecuarista em Paim Filho, no Rio Grande do Sul, enviou recentemente sua dúvida ao Giro do Boi. Ele disse que capta a água para seus animais que estão em confinamento de um açude próximo. No entanto, a água chega barrenta até o bebedouro. Por isso, ele pergunta como ele poderia reduzir o barro, limpar essa água e melhorar a sua qualidade.
O médico veterinário Fernando Loureiro, especialista no assunto, atendeu o produtor gaúcho.
“Essa pergunta é bastante comum e é bastante usual também o pessoal captar a água do açude e ter essa característica de água barrenta. Muitas vezes, por estar com esse aspecto e essa coloração barrenta, não vai diretamente implicar em uma perda para os animais. Eles já têm o benefício de estar servindo uma água mais limpa, em bebedouros artificiais, onde os animais não entram, então eles não revolvem o fundo, eles não levantam a lama com lodo, com esterco, com possíveis restos de carcaças de animais mortos que estão dentro do açude. A água está sendo captada somente da superfície do açude”, contextualizou.
Fernando revelou que a primeira ação para melhorar a qualidade do líquido captado é justamente buscar a água da superfície. “Essa é uma das nossas recomendações. Capte a água mais da superfície, da parte mais de cima possível, porque a sujeira vai estar sedimentada, vai estar toda no fundo. E aí melhora bastante”, aconselhou.
O especialista indicou um objeto que pode servir para o objetivo do produtor em meio à captação. “Pode ser usada nesta captação, para melhorar a qualidade da água, aquela instalação com manilhas, em que se pega só a água que adentra na manilha e é captada e levada para o reservatório e para o confinamento”, indicou. Veja o exemplo na imagem abaixo:
Mesmo assim, uma alternativa caso o pecuarista ainda precise avançar em termos de qualidade da água é a captação de poços. “Sempre vai ter essa questão de captar uma água logo após uma chuvarada, uma enxurrada, em que o temporal levanta a sujeira e água fica mais turva, fica mais barrenta. Então a melhor opção seria sempre ter uma captação de água de um poço semi artesiano ou até mesmo artesiano. Aí você vai ter essa condição de assegurar uma água de melhor qualidade, na grande maioria das vezes, ou durante todos os dias do ano no seu confinamento”, ponderou.
Loureiro deu dicas ainda de como o produtor deve formular o projeto do poço, caso opte por esta alternativa. “O seu projeto deve considerar o número de animais (no confinamento) para ver a quantidade de água necessária por dia, se esta captação de água levada ao reservatório é só para o confinamento ou se é para atender todos os animais da fazenda, porque aí é que se justifica esse investimento adicional”, indicou.
+ Que cuidados eu devo ter com o bebedouro do confinamento e semiconfinamento?
No caso de o produtor insistir na captação do açude, Fernando disse que existem métodos que ajudam a limpar a água entre esta captação e sua disponibilização aos bovinos.
“Se a opção for ficar com açude, existem algumas formas de tratamento, já chegando na resposta à sua pergunta inicial. A primeira delas seria fazer uma filtragem com caixa de pedra brita e uma caixa de areia. Isso segura boa parte dos dejetos, da sujidade que está na água e também retém boa parte das partículas de lama, de barro. É simples, mas a água vai continuar sendo trazida do açude, passar por uma caixa reservatório, que aí a litragem vai depender da reserva para atender o confinamento e os outros animais. Mas ela já passaria nessa filtragem de pedra brita e areia e, aí sim, nessa caixa. Também acabaria tendo mais sedimentação e a captação seria levada até o confinamento”, detalhou.
O pecuarista também pode contar com reforço de alguns produtos, conforme revelou Fernando. “Existe ainda a possibilidade de uso de elementos químicos no reservatório, na caixa – não no açude! Você vai captar essa água e, pelo aspecto barrento dela, com auxílio de técnicos da área, como químicos, engenheiros químicos ou uma empresa de melhoria de condição de água da sua região, eles podem dar esta orientação. Pode ser usada adição de gesso, de cal virgem, os dois combinados, sulfato de zinco e algum outro elemento que favoreça a sedimentação, fazendo com que esse barro, essa lama se deposite toda no fundo da caixa ou do reservatório. Aí, sim, esta água mais pura, mais transparente, pode ser levada ao bebedouro dos animais”, acrescentou.
+ Existe produto para melhorar a qualidade da água que o gado bebe nos açudes?
O veterinário sugeriu também que o produtor não dê acesso a outros animais, como a tropa da fazenda, por exemplo, ao mesmo reservatório dos bovinos.
“Deve-se tomar esse cuidado para poder servir uma água de qualidade, que como você mesmo afirmou na sua pergunta, quanto melhor a qualidade da água, melhor vai ser o rendimento dos animais. Você está certo nisso!”, finalizou.
+ Gado que bebe água suja pode perder mais de 90 gramas por dia
+ A qualidade da água que as vacas bebem interfere na reprodução?
+ Saiba com que frequência você deve lavar os bebedouros de água do seu gado
+ Pesquisador indica os seis passos essenciais da limpeza de bebedouros
Qual é a sua dúvida sobre qualidade da água para gado de corte? Envie para o Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].
Veja a resposta completa no vídeo a seguir:
Foto: Reprodução / Facebook