O que é ser um bom líder de uma fazenda de pecuária de corte? No quadro Dicas do Chaker desta sexta, 17, o zootecnista, mestre em produção animal e diretor do Inttegra, o Instituto Terra de Métricas Agropecuárias, Antônio Chaker, respondeu à pergunta e afirmou que, essencialmente, todas as fazendas de gado de corte que são lucrativas são gerenciadas por bons líderes.
“Eu acredito que 100% dos problemas são resolvidos através da liderança. A fazenda é sempre reflexo de seu líder imediato. […] Liderar é fazer de tudo para bater meta através da equipe, mostrar o caminho e criar condições para que esse caminho seja percorrido”, explicou.
Para auxiliar os produtores com esta missão de se tornar um bom gestor ou aprimorar este aspecto, o consultor listou as quatro atitudes de um bom líder:
1 – Atenção: fazer o funcionário sentir que a fazenda se preocupa com ele;
2 – Orientação: mostrar ao colaborador que deve ser feito, deixar claro o que se espera dele, de seu trabalho e resultados;
3 – Pressão: de uma maneira saudável, cobrar aquilo que foi combinado, incentivando o funcionário a executar suas tarefas;
4 – Meritocracia: reconhecer os funcionários, a equipe como um todo, por seus trabalhos executados e metas batidas;
Chaker ponderou ainda que entre as dificuldades de se tornar um bom líder está a identificação dos tipos de funcionário de uma fazenda. Estes tipos estão divididos em graus de maturidade, que podem ser definidos por uma matriz de Competência x Comprometimento: M1 (não sabe e não quer fazer); M2 (não sabe, mas quer fazer); M3 (sabe, mas não quer exercer); e M4 (sabe e quer fazer).
+ Saiba mais sobre os graus de maturidade dos funcionários da equipe de sua fazenda
No vídeo abaixo, Chaker mostra como lidar com cada perfil e se tornar um líder cada vez mais evidente, conquistando resultados financeiros para a sua fazenda: