2022 é ano promissor para retomada do consumo de proteína animal na Europa

Executivo falou sobre as perspectivas para a retomada do setor do turismo e os impactos do conflito no leste europeu nas exportações de proteína animal brasileira

Em participação no quadro Giro pelo Mundo exibido nesta segunda, dia 28, o zootecnista Juliano Jubileu, diretor de exportações da Seara para a Eurásia, falou sobre as perspectivas do consumo de proteína animal na região ao longo de 2022. De acordo com Jubileu, apesar do cenário incerto, as perspectivas são positivas.

Em primeiro lugar, o executivo lembrou do fim das restrições impostas por Covid-19. As mudanças devem incentivar novamente o setor de turismo, consequentemente aumentando o consumo de proteína animal.

Depois disso, Jubileu comentou os impactos do conflito entre Rússia e Ucrânia para o setor. De acordo com o especialista, o mercado russo é um importante destino para a proteína animal brasileira. Contudo, a desvalorização da moeda russa, o rublo, prejudica o poder de compra pela população, o que influencia negativamente as exportações.

Ao mesmo tempo, a Ucrânia, relevante produtora de grãos, deverá sofrer queda das suas exportações que servem de insumo para a produção de proteína animal. A situação abre espaço para carnes importadas do Brasil. “Infelizmente tem um conflito no meio, mas a perspectiva é promissora aqui na Europa”, disse em suma.

Pelo vídeo a seguir é possível assistir a entrevista completa com Juliano Jubileu:

Montagem: Reprodução / Governo do Brasil (1 e 2Governo do Brasil