Aos 107 anos, um carioca se consagra como uma das maiores referências da medicina veterinária e da própria área de sanidade animal no País e no mundo. Trata-se do médico veterinário Milton Thiago de Mello. Assista na íntegra ao vídeo abaixo e confira detalhes de sua incrível história.
O Giro do Boi desta sexta-feira Santa, 7, apresentou uma entrevista feita com uma das mentes mais brilhantes da área e, possivelmente, o veterinário mais ‘veterano’ do País.
Mello completou seus 107 anos no início de fevereiro deste ano. Ele pode até ter iniciado a carreira como militar, mas o estudo estava no sangue dele.
Ele concorreu e passou para uma vaga na antiga Escola de Veterinária do Exército Brasileiro no Rio de Janeiro. Em 1937, Mello se graduou como médico veterinário, o que significa 86 anos de formação na área.
“Na época para ser um cientista, não havia curso de pós-graduação no Brasil, o primeiro feito que eu fiz, o equivalente foi feito por mim”, diz Mello.
Depois de também ter passado no curso, o especialista ganhou notoriedade pela própria corporação militar: “Me etiquetaram: é um gênio. E isso acontece até hoje”, diz Mello.
Carreira premiada do veterinário de 107 anos
O doutor recebeu quase 50 condecorações internacionais, dentre elas da Sociedade Mundial de Medicina Veterinária e epidemiologia e da Sociedade Colombiana de Primatologia.
Em 2013, recebeu o prêmio John Gamgee, durante o 31º Congresso Mundial de Veterinária, realizado em Praga, na República Tcheca. A honraria é considerada a maior da Medicina Veterinária no mundo.
Desenvolvimento da carreira do veterinário centenário
O carioca doutorou-se em Microbiologia, em 1946, pela Escola Nacional de Veterinária. Em 1969, foi reformado como coronel do Exército.
Com mais de 150 artigos científicos e técnicos publicados sobre brucelose, peste bubônica, micologia, infecção por via aérea, primatologia, conservação e ensino veterinário.
O especialista também participou e colaborou em programas, pesquisas e eventos com várias entidades de classe nacionais e internacionais, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Encontros célebres com a realeza e até com o Papa
O genialismo de Mello não foi por menos, de forma alguma. A trajetória desse célebre doutor proporcionou encontros com a rainha Elizabeth II, da Inglaterra, o imperador Akihito, do Japão, e o Papa João Paulo II.
Todas essas histórias constam num livro que faz a biografia do médico veterinário. A obra é intitulada “Milton Thiago de Mello: Ícone da medicina veterinária brasileira e mundial”, foi escrita pelo amigo de Mello, o médico veterinário e jornalista, Luiz Octávio Pires Leal.
Clique aqui e saiba como fazer o download da publicação.