LEGADO NA PECUÁRIA

107 anos: conheça a história do veterinário mais “veterano” do Brasil

Confira uma entrevista com o médico veterinário Milton Thiago de Mello, uma das maiores referências no mundo na área de sanidade animal

Aos 107 anos, um carioca se consagra como uma das maiores referências da medicina veterinária e da própria área de sanidade animal no País e no mundo. Trata-se do médico veterinário Milton Thiago de Mello. Assista na íntegra ao vídeo abaixo e confira detalhes de sua incrível história.

O Giro do Boi desta sexta-feira Santa, 7, apresentou uma entrevista feita com uma das mentes mais brilhantes da área e, possivelmente, o veterinário mais ‘veterano’ do País.

Mello completou seus 107 anos no início de fevereiro deste ano. Ele pode até ter iniciado a carreira como militar, mas o estudo estava no sangue dele.

Ele concorreu e passou para uma vaga na antiga Escola de Veterinária do Exército Brasileiro no Rio de Janeiro. Em 1937, Mello se graduou como médico veterinário, o que significa 86 anos de formação na área.

“Na época para ser um cientista, não havia curso de pós-graduação no Brasil, o primeiro feito que eu fiz, o equivalente foi feito por mim”, diz Mello.

Depois de também ter passado no curso, o especialista ganhou notoriedade pela própria corporação militar: “Me etiquetaram: é um gênio. E isso acontece até hoje”, diz Mello.

Carreira premiada do veterinário de 107 anos

Milton Thiago de Mello recebendo medalha Paulo Dacorso no CFMV com pr Francisco Cavalcanti. Foto: Divulgação/CFMV
Milton Thiago de Mello recebendo medalha Paulo Dacorso no CFMV com pr Francisco Cavalcanti. Foto: Divulgação/CFMV

O doutor recebeu quase 50 condecorações internacionais, dentre elas da Sociedade Mundial de Medicina Veterinária e epidemiologia e da Sociedade Colombiana de Primatologia.

Em 2013, recebeu o prêmio John Gamgee, durante o 31º Congresso Mundial de Veterinária, realizado em Praga, na República Tcheca. A honraria é considerada a maior da Medicina Veterinária no mundo.

Desenvolvimento da carreira do veterinário centenário

Milton Thiago de Mello ao lado de sua esposa, Angela. Foto: Divulgação/CFMV
Milton Thiago de Mello ao lado de sua esposa, Angela. Foto: Divulgação/CFMV

O carioca doutorou-se em Microbiologia, em 1946, pela Escola Nacional de Veterinária. Em 1969, foi reformado como coronel do Exército.

Com mais de 150 artigos científicos e técnicos publicados sobre brucelose, peste bubônica, micologia, infecção por via aérea, primatologia, conservação e ensino veterinário.

O especialista também participou e colaborou em programas, pesquisas e eventos com várias entidades de classe nacionais e internacionais, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Encontros célebres com a realeza e até com o Papa

O genialismo de Mello não foi por menos, de forma alguma. A trajetória desse célebre doutor proporcionou encontros com a rainha Elizabeth II, da Inglaterra, o imperador Akihito, do Japão, e o Papa João Paulo II.

Todas essas histórias constam num livro que faz a biografia do médico veterinário. A obra é intitulada “Milton Thiago de Mello: Ícone da medicina veterinária brasileira e mundial”, foi escrita pelo amigo de Mello, o médico veterinário e jornalista, Luiz Octávio Pires Leal.

Clique aqui e saiba como fazer o download da publicação.