0 dentes, 17@: fazenda em SP se destaca pela engorda de novilhas em confinamento

Engorda de novilhas em confinamento durou 108 dias e resultou em fêmeas precoces e bem acabadas; veja ainda lotes vindo de Tocantins, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso

Conheça os lotes que foram atração do Giro pelo Brasil desta terça-feira, 01/03. Em primeiro lugar, destaque para engorda de novilhas em confinamento em SP e mais lotes de TO, MS e MT.

LINS-SP

Primeiramente, destaque no Giro pelo Brasil para a engorda de novilhas em confinamento. A terminação foi feita na região de Presidente Vesceslau pelo pecuarista Braz Aristeu de Lima.

A engorda de novilhas em confinamento resultou em animais zero dentes incisivos permanentes com 17@ de média. Segundo o gerente de originação Leonardo Ferri, do Friboi de Lins-SP, indústria que abateu as fêmeas Angus, o produtor se destaca pela qualidade que produz. “Ele fez o abate de novilhas de 108 dias de confinamento. […] 100% animais zero dentes, isso é importante. É importante nesse momento que a pecuária vem vivendo, o quão relevante está sendo a idade dos animais para que a gente possa fidelizar o mercado externo, para que a gente possa conquistar o mercado interno também”, disse em síntese.

ANASTÁCIO-MS

Em seguida, depois de destaque para engorda de novilhas em confinamento, o Giro pelo Brasil mostrou lote de bois capões pantaneiros. Os animais de 20@ de média vieram da Fazenda Aroeira, propriedade de Roberto Bordignon em Corumbá-MS. Conforme ressaltou o originador Ricardo da Rocha, do Friboi de Anastácio, o bom manejo chamou atenção. “Uma boiada com manejo excelente que eles fazem lá. É uma terminação na parte da região do Albuquerque, enquanto a recria é feita naquela parte do Pantanal”, comentou.

ARAGUAÍNA-TO

Depois disso, a unidade Friboi de Araguaína-TO também fez sua participação no quadro. O lote foi composto por bois de quatro a seis dentes de bom acabamento após suplementação a pasto. De acordo com o gerente de originação Idamar Toledo, os animais de 21,3@ vieram da Fazenda Califórnia, propriedade de Sandoval Ferreira em Araguanã-TO. “O Sandoval é muito caprichoso e muito criterioso na compra dos animais. Ele é um produtor que serve de referência para todo mundo. Além disso, é grande parceiro nosso”, ressaltou por último o gerente de originação.

JUARA-MT

Por fim, o gerente de originação Rogério Lunardi, do Friboi de Juara-MT, exibiu registros de visita à Fazenda Zilda. Dessa forma, ele acompanhou o embarque de bois de semiconfinamento. Segundo Lunardi, a propriedade do pecuarista Sérgio Hamburger fica no próprio município de Juara. “Bem-estar animal seguiu muito bem, foi um embarque de excelência, pode ter certeza. O gado chegou tranquilo, descarregou, bebeu água, descansou. Tudo dentro dos conformes”, comentou.