O dinheiro do pecuarista é capim, no entanto, uma coisa importante deve ser dita: para que o capim vire dinheiro, ele precisa ser pastejado pelo gado. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes disso.
Em mais um episódio da série “Seu Dinheiro é Capim” que foi ao ar no programa Giro do Boi desta terça-feira, 2 de janeiro, foi desmistificado a ideia de que o capim deve começar a produzir sementes antes do primeiro pastejo.
“Esse negócio de deixar o pasto sementear antes do primeiro pastejo acabou. Não é mais recomendado manejar o capim desta forma”, diz a zootecnista e doutora em forragicultura Janaína Martuscello.
Ela é professora da Universidade Federal de São João del-Rei, de Minas Gerais, e uma das grandes especialistas na área de pastagens no País.
Por que o produtor esperava o capim sementear?
A pesquisadora explicou que o produtor era acostumado a esperar o pasto sementear numa época em que a tecnologia de sementes de forrageiras não era muito desenvolvida.
As sementes, antigamente, tinham baixo valor cultural, ou seja, poucas germinavam após o plantio.
Isso gerava muitas áreas falhadas pela área de pasto. E, ao deixar a planta produzir e soltar suas sementes, esse manejo permitia que, aos poucos, as falhas fossem sendo preenchidas.
No entanto, isso mudou com o avanço na tecnologia de sementes de capim.
“Agora temos muita tecnologia de sementes com alto valor cultural, boa germinação e livre de impurezas”, diz Martuscello.
Por isso, a pesquisadora reforça o conselho de o produtor se certificar que está comprando justamente sementes de pastagens certificadas com as características de alto valor cultural, boa germinação e livre de impurezas.
Quando se deve abrir o pasto para o pastejo?
A altura do pasto é o ponto chave para a entrada dos bovinos na área de pastagem. É a altura então que vai ditar a abertura do pasto para o pastejo do gado.
“Quando se deixa esse capim sementear e não deixamos o boi pastejar cria-se um desperdício muito grande de forragem”, diz a pesquisadora.
É altura também que vai dizer quando os animais devem ser retirados da mesma área. Cada planta forrageira tem sua definição de altura de entrada e saída.
Além disso, é importante que os produtores manejem a área com os tratos adequados com o solo, como calagem e adubação fosfatada no momento da semeadura.
Especial “Seu Dinheiro é Capim”
O nome da série leva o nome do livro que Martuscello escreveu juntamente com o pesquisador Manoel Eduardo Rozalino Santos, doutor em Zootecnia e professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia.
Serão um total de 12 episódios da série “Seu dinheiro é capim” e vão ao ar todas as sextas-feiras.
Acompanhe o Giro do Boi e confira os demais episódios. Se interessou pela publicação dos pesquisadores? Clique aqui e saiba como adquirir o livro.
VEJA TAMBÉM:
- “Seu dinheiro é capim”: 23 questões que você precisa saber para turbinar seu pasto
- Saiba por que é importante tratar a pastagem como se fosse lavoura
- Saiba por que alimentar o gado com capim é muito mais barato
- A força que vem do capim: como a forrageira sustenta a pecuária brasileira
- Conheça os três tipos de crescimento dos capins para sua fazenda
- Como escolher o melhor capim para a sua fazenda
- Capim milagroso não existe! Saiba por que o bom manejo de pasto ainda é a melhor opção