Saiba fazer o check-list na fazenda antes de dar o início ao preparo da silagem do gado. Ter tudo no jeito para pôr a “mão na massa” vai ajudar, e muito, o pecuarista. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes.
Quem deu as dicas para uma boa produção de forrageira para silagem foi o zootecnista Edson Poppi. O tema foi o destaque no terceiro episódio da série “A Boa Silagem” que foi ao ar nesta quarta-feira, 27.
Poppi é um dos maiores especialistas no País em produção de silagem e possui mais de 40 anos de atuação na consultoria de fazendas.
Ele é inclusive o líder deste tema silagem no maior programa de gestão de pecuária do País, o Fazenda Nota 10.
Check-list começa com verificação do silo e equipamentos
“Antes de começar a silagem, você precisa verificar os equipamentos quando a silagem é feita com máquina própria. Se a ensiladeira estiver adequada é porque ela já está regulada”, diz Poppi.
Outros itens que precisam ser averiguados são a limpeza dos silos, a lona que cobrirá o silo, carregadores e o tráfego facilitado entre a lavoura e o silo.
“É preciso limpar os silos que estiverem cheirando restos de silagem do ano anterior e pedaços de lona que, porventura, podem estar nesse silo”, diz Poppi.
Confira o check-list detalhado no vídeo acima e veja os demais capítulos da série “A Boa Silagem” nos links abaixo.
VEJA TAMBÉM:
- Qual é a forrageira ideal para produção de silagem?
- “A Boa Silagem”: especialista destaca os principais pontos de nova série
- Sorgo: custa menos que o milho e ainda nutre bem o boi. Saiba mais sobre o grão
- Silagem de capiaçu: três dicas para o gado aproveitar melhor o alimento
- Estas dicas de preparo de solo vão turbinar a forrageira de sua silagem
A Série “A Boa Silagem”
Poppi apresenta um novo capítulo sobre como deve ser feita a silagem na fazenda.
O especialista preparou várias dicas e orientações que vão desde a escolha da forrageira, passando por correção e adubação, preparo do local da ensilagem, compactação, fechamento do silo, até a sua abertura e o oferecimento do alimento para o gado.