No programa desta sexta-feira, 28, foi ao ar a segunda parte da reportagem que trouxe a história de sucesso da Fazenda Boi Verde, em Santo Antônio de Goiás-GO, de Oswaldo Stival Neto, dentro da 14° temporada da série Rota do Boi. Os resultados apresentados na reportagem anterior comprovam que o investimento em pastagens tem dado resultados satisfatórios, que chegam a 30 arrobas por hectare ao ano.
Nessa outra etapa, nossa equipe abordou a relevância de outra iniciativa da fazenda para sua produtividade elevada, o bem estar animal, que aliado ao protocolo sanitário rendeu outros benefícios. De Acordo com Rafael Barros, que é médico veterinário da Boehringer Saúde Animal e acompanha os resultados da propriedade, os animais que desembarcam recebem o chamado protocolo de entrada para evitar que passem doenças ou parasitas ao rebanho ali existente. “Com um projeto desses com intensificação de animais em uma pequena área, ele sabe o risco que está correndo. Antes de trazer, preparamos os animais, reforçamos essas vacinas e trazemo os animais já prontos para dentro da propriedade. Com isso ele minimiza os riscos e se a gente for fazer um apanhado de mortalidade na fazenda, basicamente você não tem mortalidade”, comemora Rafael.
Em relação ao manejo de pastagens, Stival relata que 50% de investimentos da fazenda vão para a adubação de pastagens. Em síntese, os seguintes fatores que influenciam a alta produtividade: bem estar animal, pastagens de qualidade e manejo sanitário. Adotando essas três práticas, Oswaldo pretende colher neste ano 35 arrobas por hectare, o que não é impossível.
Confira essas e outras estratégias da Fazenda Boi Verde no vídeo abaixo.